Fisioterapeuta baiana entrega os cuidados para evitar indesejáveis dores na coluna
Dra. Adriana Kill aposta em modalidades curativas e práticas esportivas para ter uma coluna saudável, adotando um estilo de vida ativo
O novo ano de 2025 está aí e tudo que seu corpo precisa é se movimentar, e garantir um melhor cuidado com sua coluna, evitando indesejáveis dores. E os melhores exercícios para manter o alinhamento da coluna são aqueles que promovem a estabilização do corpo, fortalecendo à musculatura postural e melhoram à flexibilidade. De acordo com Dra. Adriana Kill, Fisioterapeuta e especialista ortopédica, que comanda o Núcleo Ak Fisioterapia e Saúde, ela destaca algumas práticas como Pilates, Yoga e Natação, melhoram o condicionamento da coluna cervical. “Além disso, exercícios específicos como pranchas, alongamentos e mobilizações para a coluna (como o gato-camelo) podem ser incorporados à rotina para manter o alinhamento e a saúde da coluna”, avalia a profissional.
A fisioterapeuta reconhece que a prática regular de exercícios pode, sim, ser um fator determinante para evitar a necessidade de uma cirurgia, especialmente em casos de condições como hérnia de disco, escoliose leve ou dores crônicas. “Isso porque fortalece a musculatura de suporte, melhora a mobilidade articular, reduz a sobrecarga e diminui as inflamações”, diz Adriana. No entanto, é importante lembrar que a eficácia dos exercícios depende de vários fatores, como a condição inicial do paciente, a prática correta e a orientação adequada. “Embora os exercícios sejam poderosos, há casos em que a cirurgia se torna necessária, especialmente em situações de compressão nervosa severa, instabilidade estrutural ou quando tratamentos conservadores não apresentam resultados”.
*Prevenção contra dores na coluna:*
1.Movimentar-se regularmente;
2.Gerencie o estresse;
3.Priorize um sono de qualidade;
4.Alimente-se de forma equilibrada;
5.Crie uma rotina variada no trabalho;
6.Evite catastrofizar a dor
O segredo para evitar dores indesejáveis na coluna não está em encontrar a “postura perfeita” ou em buscar soluções imediatas, mas sim em adotar um estilo de vida ativo, equilibrado e diversificado, considerando os aspectos físicos, emocionais e sociais. A prevenção de dores na coluna envolve uma abordagem multifatorial que considera tanto aspectos físicos quanto comportamentais e psicossociais.
Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que 80% da população já teve ou terá dor na coluna em algum momento da vida, destacando a importância de medidas preventivas e de conscientização sobre a saúde da coluna vertebral.
Deixe um comentário