Mães empreendedoras: 48% dos lares brasileiros têm mulheres como chefes de família

Mães empreendedoras: 48% dos lares brasileiros têm mulheres como chefes de família

(Imagem: Unsplash)

 

Ter um negócio próprio é uma realidade para muitas mulheres que são mães e tiveram a coragem de buscar uma vida melhor para suas famílias. Essa é a situação de muitas mães que são as principais provedoras de suas casas. Segundo dados de institutos do Grupo Globo e do IBGE, 48% dos lares brasileiros têm mulheres como chefes de família.

 

“As mulheres lutaram e hoje são protagonistas de suas histórias, inspirando seus próprios filhos e familiares a acreditarem na realização de seus objetivos. Elas mostraram que, com dedicação, confiança e resiliência, é possível alcançar a estabilidade financeira”, destaca Ana Paula Delchiaro, Gerente de Marketing do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).
O Brasil possui 52 milhões de empreendedores, divididos quase igualmente entre homens e mulheres. Metade das empreendedoras são também mães, segundo o GEM (Global Entrepreneurship Monitor).
Com a chegada da maternidade, a maioria das mulheres assume uma jornada dupla. Hoje, elas já conseguem conciliar o tempo entre o trabalho e a família. De acordo com pesquisas da RME (Rede Mulher Empreendedora), o desemprego e a falta de renda incentivaram 26% das brasileiras a iniciar seu próprio negócio, resultando em um percentual de 77% de mulheres que se consideram parcial ou totalmente independentes financeiramente.

 

Muitas mulheres optam por investir no segmento de franquia, que oferece um processo mais prático e padronizado, pois se baseia em marcas estabelecidas no mercado e ‘cases’ de sucesso. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), 49% das unidades franqueadas são lideradas por mulheres.

 

O mesmo acontece com as franqueadas do Cebrac, que escolheram investir em um negócio na área da educação, tornando-se suas próprias chefes com flexibilidade de horário e operações padronizadas:

 

Cristiane Novaes, Mãe e Franqueada do Cebrac, de Rio Verde, Goiás

A gestora e sócia da Unidade Cebrac de Rio Verde-GO, Cristiane Novaes, de 38 anos, expressa gratidão pelo dom de ser mãe e pelo papel de empreendedora.
“Como mãe de João Victor Novaes Coelho, de 9 anos, e empreendedora e gestora de um negócio na área da Educação, expresso minha gratidão a Deus todos os dias pelo dom da maternidade, que enche meu coração e minha alma com uma força e um amor infinitos. Todos os dias, agradeço a Deus a oportunidade de ver o quanto ser mãe me impulsiona na arte de empreender, sendo um dom que se completa. Sempre acordo com a determinação de viver uma vida com propósito e superar os desafios diários de empreender na área da educação, com o objetivo de deixar um legado de superação e aprendizado para o meu filho. Em alguns dias, os desafios são mais intensos, mas sempre penso nele como minha fonte de força para superar as adversidades. Empreender me permite oferecer ao João uma melhor qualidade de vida, experiências na área da educação, tempo para cultivar a fé e, acima de tudo, fortalecer nossa parceria, cumplicidade, responsabilidades e amor”, ressaltou Cristiane.

 

Cirlene Volpe, Mãe e Franqueada do Cebrac, de Ourinhos, São Paulo

Na época em que adquirimos a franquia, minha filha Amanda tinha apenas 6 anos. O início dos negócios foi bastante desafiador; eu deixei o setor público para empreender, o que exigia minha dedicação total e, por vezes, eu precisava levar minha filha comigo. Ela cresceu dentro do ambiente da escola, realizando suas tarefas de casa na minha mesa de trabalho, participando de reuniões e acompanhando as decisões financeiras. Muitas vezes, sentia-me culpada por não conseguir lhe dar a atenção que merecia. No entanto, percebo agora que isso contribuiu para formar seu caráter. O que realmente importava era a qualidade do tempo que passávamos juntas, e não a quantidade. Tenho muito orgulho da profissional em que ela está se tornando, pois ela sempre diz que sou sua referência e que aprendeu comigo a ser forte. “Para mim, ser empreendedora significa desdobrar-me em várias funções: mulher, profissional, referência, professora, esposa, mas, acima de tudo, ser mãe da Amanda”, frisou Cirlene.

 

Quer ter um negócio próprio e com propósito? Conheça os modelos de franquias Cebrac. Saiba mais, aqui!

 

Sobre o Cebrac

No CEBRAC, você vai além do conhecimento técnico. A metodologia contempla a formação empreendedora dos alunos, prevendo a interdisciplinaridade nas aulas e apostando na capacidade do aluno em conhecer e transformar sua realidade e sua carreira profissional. A franqueadora possui 29 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Saiba mais sobre, aqui!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *