Ranking ABF das 50 Maiores Franquias e 20 Maiores Microfranquias traz novidades e movimentos
Pelo segundo ano consecutivo, a Cacau Show (Alimentação – Comércio e Distribuição) manteve a liderança do Ranking ABF das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por Operação, com um total de 4.216 operações, o que representa um crescimento de 10,7% em relação à edição anterior. Em seguida, vem O Boticário (Saúde, Beleza e Bem-Estar), com 3.689 operações, McDonald’s(Alimentação – Food Service), com 2.662 operações (variação positiva de 2,50%), Colchões Ortobom (Casa e Construção), com 2.380 operações e OdontoCompany (Saúde, Beleza e Bem-Estar), com 1.899 operações. Nesta edição, 19 redes superaram a marca das mil operações, frente a 16 em 2023, e quatro tem mais de 2 mil. A “régua” para entrar no grupo (ou seja, o volume mínimo para figurar no ranking) também aumentou, chegando a 377, ante 366 na edição passada.
Na sexta posição há uma novidade: a rede Lubrax+ (Serviços Automotivos), com 1.741 operações (+ 1,7%), seguida de Subway (Alimentação – Food Service), com 1.574, e AM/PM (Alimentação – Comércio e Distribuição), com 1.540. Já a Óticas Carol (Saúde, Beleza e Bem-Estar) subiu uma posição (9ª), com 1.400 operações. E ingressando no rol das Top 10, o Burger King Brasil (Alimentação – Food Service) também subiu uma colocação, com 1.331 franquias (+5,7%). Entre as Top 10 franquias no País, portanto, o segmento de Alimentação continua sendo o mais representativo, com cinco (uma marca a mais que em 2022); Saúde, Beleza e Bem-Estar se manteve em segundo, com três marcas.
Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “quando observamos o comportamento médio da expansão das 50 maiores deste ano, notamos um maior foco em eficiência das operações já instaladas e fortalecimento de canais de venda agregados, principalmente os digitais, colhendo assim os frutos das expansões registradas nos anos anteriores. De qualquer maneira, notamos movimentos representativos de expansão de rede ao longo de toda a lista, incluindo entre as Top10. Até mesmo a Cacau Show, que chegou à liderança na edição passada, manteve um nível elevado de expansão, ultrapassando as 4 mil operações”.
Destaques do 11º ao 50º lugar e marcas estreantes
O bloco do 11º ao 20º lugar é aberto pela rede BR Mania (Alimentação – Comércio e Distribuição), subindo duas posições em relação ao ranking 2023, com 1.323 operações (+10,5%, a terceira maior variação neste grupo). Em 12º lugar, a Óticas Diniz (Saúde, Beleza e Bem-Estar), também avançou duas colocações, totalizando 1.207 franquias (+3,3%). Com a segunda maior variação do bloco (+13,4%), a Chilli Beans (Moda) subiu três posições, da 18ª para a 15ª com 1.116 operações. Avançando da 21ª para a 18ª colocação, a Oggi Sorvetes (Alimentação – Comércio e Distribuição) saltou de 808 para 1.005 operações, registrando assim a maior variação positiva deste grupo (+19,6%).
Entre a 21ª e a 30ª posição, a Espaçolaser (Saúde, Beleza e Bem-Estar) subiu uma colocação, para o 21º lugar, com 788 operações (+2,9%). A Chiquinho Sorvetes (Alimentação – Comércio e Distribuição) também avançou uma posição, para a 23ª, registrando 772 operações (+6,1%). O CNA (Educação) vem em seguida, subindo três posições, do 27º para o 24º lugar, com 708 operações (+4,8%). A Kopenhagen (Alimentação – Comércio e Distribuição) registrou a maior expansão neste bloco, avançando do 35º para o 27º lugar, com um total de 672 franquias (+23,8%). A Casa do Construtor (Casa e Construção) saltou do 35º para o 27º lugar, alcançando a segunda maior variação positiva do grupo, 19,90%, e somando 659 operações. O Mercadão dos Óculos (Saúde, Beleza e Bem-Estar) subiu duas posições, para o 28º lugar, com 647 operações (+5,7%), e fechando o bloco temos a Remax (Casa e Construção), que subiu uma posição, com 629 operações (+9,2%).
No recorte da 31ª a 40ª colocação, a Localiza (Serviços Automotivos), com 608 operações, vem em primeiro, subindo uma posição, em seguida do Dia (Alimentação – Comércio e Distribuição), com 612 e duas posições acima, Havaianas (Moda), com 569 e uma posição acima, e 5àsec (Limpeza e Conservação) totalizando 554 franquias (+5,1%) e duas posições acima. A seguir, a Lupo (Moda) também avançou duas colocações e somou 552 operações (+6,5%). Com a maior variação positiva deste grupo, 23,2%, a Empório Mineiro Cheirin Bão(Alimentação – Food Service) saltou do 45º para o 36º lugar, com 539 operações. A Oral Sin Implantes(Saúde, Beleza e Bem-Estar) também subiu duas posições, para o 38º lugar e 509 operações (+11%). Avançando três colocações, a Casa de Bolos (Alimentação – Comércio e Distribuição) ficou em 39º lugar com 481 operações. A rede Mais 1.Café (Alimentação – Comércio e Distribuição) fecha o bloco, registrando a segunda maior expansão (20,6%), tendo avançado da 48ª para a 40º posição e somando 475 operações.
O último recorte conta com duas marcas estreantes no ranking. Em 41º lugar está a Cresci e Perdi (Moda), estreante, já com 466 operações. Registrando a maior variação positiva do ranking, a Decor Colors (Casa e Construção), estreando, expandiu 96,9%, de 224 para 441 franquias, ficando em 42º lugar. A Chocolates Brasil Cacau (Alimentação – Comércio e Distribuição) subiu uma posição, para a 46ª, com 418 operações (+4,5%). Encerrando o ranking está o Giraffas (Alimentação – Food Service), somando 377 operações (+3,2%).
“Entre os estreantes, identificamos nichos interessantes: moda circular e soluções de pintura e decoração. Além disso, a Decor Colors participou do Shark Tank e recebeu investimento, tendo um grande impulso”, comenta Tom Moreira Leite.
Neste ano, o retrato geral das 50 Maiores traz a predominância de Alimentação (Food Service e Comércio e Distribuição) com 33% de participação, seguido de Saúde, Beleza e Bem-Estar (16%) e Moda (16%). O formato loja predomina com 95%; 78% das marcas têm mais de 10 anos como franqueadora; 88% são sediadas no Sudeste e 43 são brasileiras, sendo que 67% das operações deste grupo estão localizadas no interior (1 p.p. a mais que na edição anterior). O levantamento revelou ainda que o total de marcas (51 por conta de um empate) somou 50.717operações.
As marcas com maior crescimento percentual foram: Decor Colors (96,9%), Kopenhagen (23,8%), Empório Mineiro Cheirin Bão (23,2%), Mais 1.Café (20,6%), Caso do Construtor (19,9%) e Oggi (19,6%).
Top 20 Microfranquias
Visando melhor refletir o panorama e movimentos das microfranquias (franquias cujo investimento inicial é de até R$ 135 mil), a ABF promoveu algumas mudanças no ranking deste ano. Primeiro, expandiu a lista, que agora conta com 20 posições, abrindo assim o intervalo de análise, mas ainda mantendo a relevância, visto que a última posição conta com mais de 300 operações. A segunda novidade foi incluir no ranking redes mistas (com modelo tradicional e microfranquia) com mais de 50% de operações microfranquias em sua rede, a fim de agrupar negócios com perfil mais próximo.
Nesta nova configuração, o ranking ABF das 20 Maiores Microfranquias por Operações 2024 é liderado pela Market4U (Alimentação – Comércio e Distribuição), que subiu quatro posições e registrou 42% de variação positiva – a terceira maior da lista -, saltando de 1.477 para 2.100 operações. O segundo lugar ficou com a Prudential (Serviços e Outros Negócios), que expandiu de 1.594 para 1.686 operações no período analisado (+6%), e no terceiro lugar a Seguralta – Bolsa de Seguros (Serviços e Outros Negócios), com 1.672 operações. A rede Kumon (Educação) vem a seguir, em quarto lugar, totalizando 1.532 franquias, e na quinta posição figura a Credfácil (Serviços e Outros Negócios), com 1.009 operações (+40%).
Estreantes, duas redes de Serviços e Outros Negócios também se destacaram. A É Seguro Corretora(Serviços e Outros Negócios) alcançou a maior variação positiva do ranking, 103%, saltando de 399 para 809 operações. Já a Cotafacil (Serviços e Outros Negócios) teve a segunda maior variação (67%), expandindo de 137 para 421 franquias. Se juntaram ao ranking de Microfranquias, ainda, as marcas Bem Safe (Serviços e Outros Negócios), Emagrecentro (Saúde, Beleza e Bem-Estar), Emive Franchising (Serviços e Outros Negócios), Fiadorweb (Serviços e Outros Negócios), Flash Courier (Serviços e Outros Negócios), Linx Sistemas (Serviços e Outros Negócios), Maria Brasileira (Limpeza e Conservação), Solarprime (Serviços e Outros Negócios) e Grupo Vilela – Consultoria Empresarial (Serviços e Outros Negócios), que ingressaram por conta das novas regras.
De acordo com Adriana Auriemo, vice-presidente da Associação, “as microfranquias são o símbolo do franchising inclusivo e que fortalece o empreendedorismo, o que fica mais evidente ao observarmos o movimento de expansão desses negócios de menor investimento e formatos mais enxutos, que continuaram crescendo num ritmo acelerado. Ao abrirmos nosso leque de análise, notamos movimentos interessantes, não apenas em serviços de forma geral, como também em soluções financeiras, de tecnologia, logística e até em energia solar”.
Diferente das 50 Maiores, o grupo das Microfranquias tem predominância do segmento Serviços e Outros Negócios (55%), seguido de Saúde, Beleza e Bem-Estar e Casa e Construção (ambas com participação de 10%); 30% das franqueadoras têm mais de 10 anos e 20% entre 3 e 4 anos; 80% de suas operações são no formato Loja, 14% Home Based e 5% Quiosques. Outro dado interessante é que, entre as 20 Maiores Microfranquias, 75% das sedes das franqueadoras e 80% das operações delas não ficam em capitais. Este grupo soma 16.035 operações.
Ranking ABF das 20 Maiores Microfranquias por Operações 2024
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Ranking ABF das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por Operações
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Metodologia
Envolvendo exclusivamente redes associadas, o estudo da ABF é feito a partir do banco de dados da entidade e baseado nas informações inseridas pelas próprias redes. As informações são auditadas eletronicamente pelo sistema por meio de regras e salvaguardas específicas no processo de inserção dos dados, sendo que neste ano, mantendo o desenvolvimento contínuo da iniciativa, foi acrescentada mais uma camada de checagem de informações cadastrais. O ranking 2024 também conta com 51 redes, em razão do empate no 25º lugar. Além disso, redes mistas (com modelo tradicional e microfranquia) cuja rede possui mais de 50% de operações de microfranquias passaram a integrar o Ranking de Microfranquias.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$240,661 bilhões em 2023, mais de 195 mil operações e cerca de 3.300 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por mais de 2,3% do PIB e emprega diretamente mais de 1,7 milhão de pessoas. Atualmente com mais de 1.700 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor. Acompanhe as notícias da ABF na newsletter semanal e gratuita.
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