Brasileiros estão otimistas: 86% dos brasileiros acreditam que a vida deve melhorar em 2024, aponta pesquisa inédita
Com o que sonham os brasileiros para 2024? Esta época é marcada pelo balanço do ano que foi e o planejamento para o próximo. A esperança é renovada, já que 86% dos brasileiros acreditam que a vida deve melhorar ou melhorar muito no ano vindouro, conforme a pesquisa Sonhos Brasileiros, realizada pelo Instituto Croma de Pesquisa e Ciências de Dados, do Grupo Croma, empresa focada em design de inovação.
“Os sonhos movem a humanidade e ajudam a abrir espaço para quem espera mudar o mundo, nem que seja aos poucos”, explica Edmar Bulla, fundador do Croma e responsável pela pesquisa. Para ele, o momento reflete o balanço de 2023 e o otimismo para 2024.
Olhando pelo retrovisor, apenas 17% acreditam ter realizado seus sonhos em 2023 (notas 9 e 10), 27% deram notas entre 7 e 8 e 56% ficaram na margem entre 0 e 6. Ainda assim, as expectativas de melhora são boas.
Sonhos dos brasileiros para 2024
Saúde e bem-estar do corpo, da mente e das emoções aparece como sonho para 2024 para 90% dos entrevistados. “A pandemia acentuou e evidenciou a necessidade de cuidar do corpo e da mente para viver melhor e viabilizar outros sonhos”, diz Bulla.
As realizações financeiras (89%) estão em terceiro lugar, seguidas de realizações sociais e familiares (79%) e bens de consumo (78%). Trabalho, profissão e carreira ficaram em sétimo lugar, com 77%. E mesmo que 2024 seja um ano eleitoral, política ficou no finalzinho, com 30% das intenções dos sonhos.
Veja o que os brasileiros esperam poder realizar em 2024:
SAÚDE E BEM-ESTAR DO CORPO
• 52% praticar atividades físicas regularmente
• 50% manter uma alimentação mais saudável
• 21% fazer um check-up
SAÚDE E BEM-ESTAR DA MENTE E EMOÇÕES
• 31% Viver a vida mais leve
• 26% Equilibrar trabalho e vida pessoal
• 25% Ter menos estresse
REALIZAÇÕES FINANCEIRAS
• 33% aplicar dinheiro e fazer investimentos
• 30% economizar dinheiro
• 27% complementar a renda mensal com outra atividade
RELAÇÕES SOCIAIS E FAMILIARES
• 46% fazer mais amigos
• 46% manter contato presencial com pessoas
• 21% casar
BENS DE CONSUMO
• 36% casa e moradia
• 26% automotivo (inclui moto)
• 16% eletrodoméstico
TRABALHO, PROFISSÃO OU CARREIRA
• 40% empreender, ter meu próprio negócio
• 34% ter aumento de salário
• 21% trabalhar em modelo remoto
• 19% encontrar um emprego
Perfil dos entrevistados
A pesquisa foi realizada entre 4 e 7 de dezembro de 2023, com 1010 pessoas. A amostra foi ponderada para representar a população brasileira de 18 anos+ das classes ABC, sendo 52% mulheres e 48% homens, 4% classe A, 30% classe B e 66% classe C. Em relação ao ensino, 15% tem até médio incompleto, 44% tem Médio completo/Superior incompleto e 41% Superior completo ou mais. 48% Brancos, 39% Pardos, 9% Pretos, 3% Amarelos/Indígenas e 1% Não respondeu.
Sobre o Grupo Croma
Fundado em 2010 por Edmar Bulla, o Grupo Croma destaca-se como uma empresa de design de inovação comprometida em oferecer soluções para uma variedade de desafios empresariais. Especializado em design de inovação, o Grupo abrange serviços nos setores de consultoria de estratégia de marcas e negócios (Croma Consultoria, criado em 2010), pesquisa e ciência de dados (Croma Pesquisas, fundada em 2013), ativações (Croma Live, criada em 2014) e tecnologia (Cromatech, fundada em 2016). Entre os clientes do portfólio estão marcas como Coca-Cola, Natura, Magalu, GPA, P&G, Mastercard, Grupo Casas Bahia, entre outras.
Sobre Edmar Bulla
Neurocientista, palestrante e escritor, Edmar Bulla é referência em assuntos ligados à inovação, estratégia de marketing, ESG, design thinking e comportamento. É graduado pela ESPM, tem especialização em Marketing Digital por Harvard, Neurociência e Comportamento pela PUC, além de ser formado em Filosofia e Música. Atualmente conclui estudos em Psicanálise pelo IBPW.
Deixe um comentário