Pagamento pelo rosto é a tendência no mercado mundial e nacional
As inovações tecnológicas, como a biometria facial, vocal ou por íris, além da impressão digital e a popularização do Pix, bancos digitais e open banking transformaram a rotina do consumidor, diminuindo progressivamente os atritos no momento da aquisição de um produto ou serviço.
A forte tendência no mercado brasileiro e mundial é o uso da face do cliente, também para realizar pagamentos. O sistema foi criado para simplificar o processo de checkout ou identificação do usuário.
Umas das primeiras empresas a usar o sistema de pagamento pelo rosto foi uma rede de supermercados de São Paulo, a St Marche, nas unidades Rebouças, Itaim, Brooklin, Moema Pavão e Moema Jauaperi. Os clientes pagam pelos produtos apenas apontando o rosto para uma máquina, que faz o reconhecimento e conclui a compra.
A primeira transação 100% touchless via reconhecimento facial foi feita no Brasil em 2021.
Na China, por exemplo, a tecnologia é utilizada em estabelecimentos comerciais, como lojas, restaurantes e supermercados. Já na Rússia, os passageiros do metrô da capital do país contam com a opção de embarcar apontando o rosto para uma máquina nos guichês.
Um estudo da Juniper Research aponta que até 2027, o valor dos pagamentos móveis remotos autenticados biometricamente deve atingir US$ 1,2 trilhão globalmente. Para 2022, a estimativa é de US$ 322 bilhões. A segurança proporcionada por esse método de pagamento explica porque a tecnologia é uma grande aposta das empresas de cartão de crédito, startups e varejistas.
Como funciona?
O reconhecimento facial em lojas físicas funciona da seguinte maneira: através de um app, o usuário tira algumas fotos e cadastra um cartão de crédito e débito. Na hora do pagamento, o rosto do cliente é reconhecido(na forma de um código criptografado) pelo sistema via um dispositivo móvel instalado junto ao caixa. Em seguida, é necessário validar o valor total do check-out para completar a transação. A quantia é creditada imediatamente na conta do varejista.
Revolucionária
A tecnologia de reconhecimento facial é uma solução revolucionária, pois simplificar a vida das pessoas. Já imaginou você sair sem cartão, dinheiro ou cheques para fazer compras em um shopping? Com apenas um olhar para a câmera as transações são feitas em segundos, tornando o processo de pagamento rápido e prático.
Equidade biométrica atrelada a segurança
As empresas que desenvolvem essa tecnologia buscam a equidade biométrica. A inclusão no desenvolvimento de tecnologias de reconhecimento facial já é usada há muito para acesso a prédios, condomínios, empresas e na validação de identidade pelo sistema bancário.
Para desenvolver uma tecnologia de reconhecimento facial é incluido um conjunto de dados com imagens de pessoas de diferentes idades, gêneros e etnias, garantindo que a tecnologia possa reconhecer e identificar com precisão pessoas de todos os grupos.
Uso por vários modelos de dispositivos
Através de um algoritmo de aprendizado de máquina é feito a análise de vários conjuntos de dados para aprender e identificar diferentes características faciais, garantindo o reconhecimento preciso das pessoas, independentemente do tom da pele ou características faciais.
Tudo o processo foi pensado para que a tecnologia seja acessível, independentemente do dispositivo utilizado, possibilitando que qualquer pessoa a utilize para realizar seu cadastro, independentemente de ter um smartphone de última geração ou não.
Dados protegidos e armazenados
Para proteger as informações dos usuários, a tecnologia incorpora detecção de vivacidade passiva, em conformidade com as normas ISO 30107-3 níveis 1 e 2, garantindo a legitimidade de cada foto capturada pelo sistema e, dessa forma, evitando atividades fraudulentas. São realizados testes e revisões regularmente para garantir que os usuários não sejam identificados incorretamente, proporcionando melhor segurança aos usuários.
Como?
As informações de cartão de crédito são criptografadas e armazenadas em servidores privados com acesso restrito à plataforma da Payface, em conformidade com as normas PCI-DSS 3.2.1, garantindo a segurança das informações de cartão de crédito dos usuários.
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