Arco do Triunfo será coberto por tecido e cordas. Projeto é dos artistas Christo e Jeanne-Claude

Arco do Triunfo será coberto por tecido e cordas. Projeto é dos artistas Christo e Jeanne-Claude

Desde 1962, o casal de artistas Christo e Jeanne-Claude desenvolvem um projeto que pretendia cobrir o Arco do Triunfo, em Paris, na França, com tecido e cordas. Batizada de “L’Arc de Triomphe, Wrapped”, a iniciativa finalmente saiu do papel, mas sem a presença de seus idealizadores, que faleceram em 2020 e 2009, respectivamente.

Entre guindastes e técnicos, o projeto de embrulhar o Arco do Triunfo, obra póstuma dos artistas começa a tomar forma e de 18 de setembro a 3 de outubro, o sonho de juventude do artista plástico búlgaro e de sua esposa, Jeanne-Claude, vai se tornar realidade: o monumento de 50 metros de altura será inteiramente coberto com 25.000 m2 de tecido de polipropileno azul prateado reciclado, amarrado por 3.000 metros de corda vermelha.

Os preparativos começaram no final de junho deste ano e continuam a todo vapor sob a direção de Vladimir Javacheff, sobrinho de Christo, com o apoio do Centro de Monumentos Nacionais. “Será como um objeto vivo que ganhará vida com o vento e refletirá a luz”, explicou Christo ao apresentar seu projeto final, dois anos antes de sua morte. Além das consequências da pandemia, o projeto foi adiado pela nidificação de peneireiros, que vivem há muito tempo no Arco.

A lona já está sendo desdobrada e os operários trabalham 24 horas por dia, divididos em três turnos de oito horas cada, instalando os pontos de fixação.

Com um custo total de 14 milhões de euros (US$ 16,5 milhões), o projeto é totalmente autofinanciado com a venda de obras originais de Christo: desenhos preparatórios, lembranças, maquetes e litografias.

Para Bruno Cordeau, administrador do Arco do Triunfo, “acompanhar a instalação de uma obra como esta, nas atuais circunstâncias, é mágico”.

Em 1985, Christo já havia empacotado a Pont-Neuf, uma das pontes parisienses que cruzam o rio Sena.

“A embalagem da Pont-Neuf foi um momento fora do comum. É isso que vamos vivenciar aqui mais uma vez. Cuidamos para que o Arco do Triunfo seja devidamente protegido, principalmente porque o monumento ainda está aberto ao público”, acrescentou Cordeau.

“O Arco do Triunfo não é um monumento como os outros. É o da harmonia nacional. É também um lugar de cultura. A obra de Christo tem a elegância e a humildade de ser efêmera. Ao cabo de duas semanas, ela vai desaparecer”, sublinha o administrador do Arco, que associou ao projeto o Comitê da Chama e os ex-combatentes.

Sobre os artistas

Christo (Christo Vladimirov Javacheff) e Jeanne-Claude (Jeanne Claude Marie Denat) nasceram no mesmo dia, 13 de junho de 1935, respectivamente em Gabrovo (Bulgária) e Casablanca (Marrocos). Christo fugiu da Bulgária comunista para ir a Praga, em 1956. Conseguiu escapar do bloco soviético em 1957, passando primeiro por Viena, depois por Genebra, e finalmente se estabeleceu, em março de 1958, em Paris, onde conheceu Jeanne-Claude, aos 23 anos. Apesar de seu treinamento clássico na Academia de Belas Artes de Sófia, Christo desenvolveu sua própria linguagem artística durante esses anos parisienses, trabalhando na superfície, nas texturas, na embalagem de objetos e na apropriação escultural do espaço. Posteriormente, começou a desenvolver com Jeanne-Claude os projetos monumentais temporários pelos quais eles agora são famosos.

Após sua chegada a Paris, para ganhar a vida, Christo produziu retratos em óleo sobre tela de famílias da alta sociedade, assinando a maioria de suas obras com seu sobrenome, “Javacheff”. No quarto de empregada que ele usava como ateliê, começou a criar o que chamava de Inventário – um conjunto de caixas de metal, garrafas, estojos e, posteriormente, barris, embrulhados em tecido, laca e cordas, que ele assina com o nome de artista, “Christo”.
Antes de se estabelecer em Nova York em 1964, com Jeanne-Claude, Christo iniciou novas pesquisas em torno de vitrines de lojas e reconstruiu as fachadas escondendo o interior com papel ou tecido. A série Frentes de loja confirma o interesse do artista pela dimensão arquitetônica, que constitui os projetos urbanos posteriormente desenvolvidos com Jeanne-Claude.

Christo se tornou particularmente interessado no trabalho de superfície: “Não se tratava tanto de criar um objeto, mas da textura do próprio objeto”, disse ele. As superfícies de embalagem resultam dessas experiências realizadas com papel, às vezes tecido, ao qual Christo dá uma aparência danificada por vincos e dobras que ele endurece com laca, aplicando a tinta para melhorar os relevos.

Após essa pesquisa, ele criou a série Craters. Pouco conhecida, é caracterizada por uma forte materialidade: areia e poeira misturadas com tinta e cola criam uma paisagem lunar que invade a superfície do trabalho, poupando asperidades e fendas. As crateras produzidas por Christo podem ser consideradas uma resposta ao trabalho material de Jean Dubuffet a partir da década de 1950. A maioria das Embalagens características de Christo foi produzida entre 1958 e o início dos anos 1960, usando objetos do cotidiano. O tecido, primeiramente amassado e lacado, depois deixado áspero, simplesmente amarrado com cordas e cordões, gradualmente cede lugar ao polietileno. A transparência e a rigidez escultural deste filme plástico o tornarão um material de preferência para a embalagem de estátuas e modelos vivos.

Obras em espaços públicos 

As primeiras obras de Christo no espaço público foram estruturas temporárias, feitas de colunas ou acúmulos de barris. “Eu pensei que os barris de petróleo já pareciam esculturas”, disse ele, “as manchas de óleo, as cores desbotadas, a ferrugem, as colisões – eu as achei fascinantes, muito bonitas.”
Em reação à construção do muro de Berlim, em 1961, Christo e Jeanne-Claude imaginaram barrar uma das ruas mais estreitas de Paris com um muro composto por 89 barris. Erigido na noite de 27 de junho de 1962, o Muro provisório de barris de metal – a cortina de ferro, Rue Visconti, Paris (1961-1962) foi sua segunda intervenção no espaço público.
Já em 1961, Christo e Jeanne-Claude planejavam pela primeira vez empacotar um prédio público: sala de concertos, sala de conferências, prisão, parlamento… Naquela época, Christo, que morava perto do Arco do Triunfo, realizou vários estudos sobre esse monumento, incluindo a fotomontagem Edifício público embalado (Projeto para o Arco do Triunfo, Paris) (1962-1963). Os artista faleceram sem realizar este sonho. 

Confira as fotos e algumas obras icônicas dos artistas: 

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