Em Fórum realizado em Terezina, Piau, governador Rui Costa defende união do NE para atrair investimentos

Em Fórum realizado em Terezina, Piau, governador Rui Costa defende união do NE para atrair investimentos

Em Teresina, nesta quinta-feira (22), o governador Rui Costa participou de fórum organizado pela Associação Brasileira de Infraestrutura (Abdib), que teve como objetivo fomentar o interesse do mercado e atrair novos negócios para os estados do Nordeste. A programação incluiu espaço para a apresentação de diretrizes, programas e projetos de investimento em infraestrutura por meio de concessões e parcerias público-privadas (PPP).

Rui Costa destacou a importância da integração entre os estados da região e a oportunidade de apresentar projetos para a captação de recursos e investimentos. “Os estados do Nordeste têm um potencial enorme para atrair negócios e investimentos em infraestrutura e mobilidade urbana. Ganhamos força quando nos apresentamos juntos, pois somos quase 57 milhões de pessoas e consumidores, com um PIB de R$ 898 bilhões, o que, certamente, se configura como oportunidades para investidores”, afirmou.

Ainda durante sua apresentação, Rui destacou o potencial da Bahia e citou projetos e parcerias já consolidadas. “A Bahia já tem uma tradição de Parceria Público-Privada na mobilidade urbana, com o metrô e agora o VLT; na saúde, com hospitais e serviços de imagem; entre outras áreas. Estamos caminhando com os projetos da nova rodoviária e da ponte Salvador-Itaparica, projeto grande de R$ 6 bilhões, que terá a licitação publicada em novembro. A Bahia, assim como o Nordeste, tem sido marcada por grandes inovações e oferece uma excelente e qualificada mão de obra. Portanto, são muitas as oportunidades”, ressaltou.

Em carta, governadores do Nordeste demonstram preocupação com privatizações
 
Na Carta de Teresina, divulgada após reunião nesta quarta-feira (21), os governadores do Nordeste demonstram preocupação com o anúncio do governo federal sobre a privatização de 17 empresas estatais. O documento foi elaborado em encontro do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste.
 
“Essa carta resume o posicionamento dos estados do Nordeste. Entre eles, nos preocupa bastante que esse anúncio de privatizações realizado hoje não venha endossado com estudos que demonstram o que será feito de prestação de serviços nessas áreas”, afirmou o governador da Bahia e presidente do consórcio, Rui Costa, em entrevista coletiva.
 

No documento, os governadores dão atenção especial aos Correios e à Eletrobras. “Sem estudos técnicos aprofundados e a necessária compreensão de todos os impactos, tais vendas poderão trazer consequências negativas para a soberania nacional e um possível retrocesso à integração regional”, diz trecho da carta. 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *