Ameba “comedora de cérebro” mata menino de dois anos
Um menino de dois anos morreu nos Estados Unidos de uma infecção por ameba ”comedora de cérebro nesta semana, de acordo com a Divisão de Saúde Pública e Comportamental de Nevada (DPBH) e uma postagem no Facebook da mãe da criança.
De acordo com o comunicado do DPBH, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças confirmaram que a especie Naegleria fowleri, também conhecida como ameba comedora de cérebro foi a causa da doença do menino e da morte correspondente.
“Naegleria fowleri é uma ameba viva unicelular microscópica que ocorre naturalmente no meio ambiente. Essa ameba pode causar uma infecção rara muito grave do cérebro chamada meningoencefalite amebiana primária (PAM), que destrói o tecido cerebral e é quase sempre fatal”, observou o comunicado do DPBH.
Importante:
1. Como a ameba “comedora de cérebro” infecta as pessoas?
Segundo o CDC – Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, a ameba é encontrada em água doce quente e em terra.
Ela infecta as pessoas quando a água contaminada entra no corpo pelo nariz. Importante: você não pode ser infectado por ingestão de água contaminada ou pelo contato com dessa água com a pele.
2. Então não posso nadar sem me preocupar?
A N. fowleri, popularmente conhecida como ameba comedora de cérebros, pode ser encontrada em água fresca e quente, como nascentes e lagos durante o verão.
Se você quiser ser super cuidadoso, talvez deva escolher ambientes com água salgada, o que significaria ir para o mar. Mas o CDC observa que é difícil prever onde uma infecção pode ocorrer.
“A razão pela qual certas pessoas são infectadas com N. fowleri enquanto milhões de outras que são expostas à água quente em ambientes recreativos não são infectadas é desconhecida, incluindo aquelas que eles estavam nadando com pessoas que foram infectadas”.
3. Muitas pessoas são infectadas com a ameba comedora de cérebros?
O CDC ainda considera a meningoencefalite amebiana primária (MAP) uma doença rara. Um total de 133 infecções foram relatadas entre 1962 e 2014.
É comum que pessoas infectadas tenham participado de atividades relacionadas à água – como nadar debaixo d’água, mergulhar e submergir a cabeça na água – que podem ter causado a entrada de água no nariz. Se alguma dessas atividades fizer você se sentir em risco, é melhor evitá-las.
4. Quais são os sintomas de que você foi infectado?
No estágio inicial da infecção, uma pessoa pode ter febre, náusea e vômito, bem como uma forte dor de cabeça frontal. À medida que a doença progride, a vítima pode sentir rigidez no pescoço, alucinações, convulsões, estado mental alterado e entrar em coma.
5. Existe cura para a ameba comedora de cérebros?
Ainda não. Devido à incidência relativamente baixa da doença (0 a 8 infecções por ano), os pesquisadores ainda precisam entender por que tantas pessoas que nadam em água morna não são infectadas. Embora quatro pessoas tenham sobrevivido, a infecção é quase sempre fatal.