Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Câmara aprova projeto de Duda Salabert que leva capital do país a Belém durante a COP30
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Política

Câmara aprova projeto de Duda Salabert que leva capital do país a Belém durante a COP30

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 25 de setembro de 2025
Compartilhar
Compartilhar

Iniciativa reforça o protagonismo da Amazônia nas negociações climáticas globais

 

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (24), o Projeto de Lei 358/25, da deputada Duda Salabert (PDT-MG), que transfere, simbolicamente, a capital do Brasil para a cidade de Belém (PA) durante o período de realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). A proposta segue agora para análise do Senado.
O evento ocorrerá em Belém entre 11 e 21 de novembro deste ano. Se também for aprovada pelos senadores, nesse período os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário poderão instalar-se na capital paraense, conduzindo suas atividades institucionais e governamentais. Atos e despachos oficiais do presidente da República e dos ministros de Estado passarão a ser datados em Belém.
O relator, deputado José Priante (MDB-PA), recomendou a aprovação do projeto. Segundo a deputada Duda Salabert, a medida é um gesto político que valoriza a Amazônia e reforça seu papel central na agenda ambiental internacional. “Primeiro, quando o Brasil sediou a ECO 92, a capital foi transferida para o Rio de Janeiro. Isso não traz nenhum gasto público. É um gesto simbólico de colocar a região amazônica na centralidade das decisões políticas. Mostrar para o Brasil e para o mundo que a Amazônia não é periferia. A Amazônia é o centro”, afirmou.
Duda destaca que o projeto também tem dimensão prática. “O presidente, os ministros, os deputados e senadores estarão em Belém. Quando transferirmos temporariamente a capital, facilitamos também os despachos. O presidente e os ministros poderão despachar de Belém os documentos oficiais. Mas o mais importante é o gesto de mostrar que o Brasil está colocando a Amazônia no centro do mundo”, acrescentou.
Para a parlamentar, a experiência repetirá o simbolismo da Rio 92, que colocou a pauta ambiental no centro das discussões globais. “Belém é o retrato das grandes cidades do mundo, com desafios socioambientais e climáticos. Quando transferimos a capital para lá, vamos jogar os holofotes sobre a cidade, mostrando vantagens e contradições. É isso que queremos: mostrar ao Brasil e ao mundo como estamos nos estruturando para enfrentar a crise climática”, concluiu.

Você Pode Gostar

Candidato de Lula a deputado federal tem a candidatura deferida pelo TRE-SP
Coordenador politico de ACM Neto terá que devolver R$ 8,9 milhões aos cofres públicos
Bahia amplia conexão internacional com novo voo direto entre Salvador e Santiago
Amcham e entidades do setor produtivo defendem avanço do REDATA no Congresso Nacional
Governo Federal disponibiliza Guia De Proteção a Jornalistas no Período Eleitoral
Últimas notícias da Semana
Links da Semana

Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo

Rita Moraes
Rita Moraes
16 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Política

Presidente Lula irá votar em Moisés Seleerges (PT-SP) para deputado federal em outubro

26 de agosto de 2026
PolíticaSociedade

Plano Nacional de Inclusão Digital recebe contribuições da sociedade

26 de agosto de 2026
Política

Justiça Eleitoral, Justiça do Trabalho e MPT lançam Aliança pelo Voto Livre e Secret

5 de agosto de 2026
Política

Bahia fortalece ações de proteção às mulheres com adesão ao Pacto Brasil Contra o Feminicídio

3 de agosto de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo
“É do banco”: como golpistas estão usando ligações e mensagens para fazer você entregar seu dinheiro
Experimente o inesperado: O Boticário apresenta campanha inédita com fitas olfativas que revelam prêmios
Prêmio ICL de Jornalismo 2026 anuncia comissão julgadora e recebe inscrições até 30 de outubro

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites