When We Encounter The World” traz uma experiência cinematográfica imersiva à Galeria Mola, em Portugal
Até onde as imagens podem influenciar e transformar pessoas? Pode mudar realidades? Quais conexões são possíveis estabelecer quando interagimos com o mundo através da mídia, de filmes de ficção, e não ficção? Os artistas, cineastas e produtores Leonardo Pirondi e Zazie Ray-Trapido criaram em conjunto do filme uma experiência interativa.
“When We Encounter The World” documenta ruínas de um experimento começado por um casal de cientistas amadores em 1934 nos Estados Unidos. Nomeado em homenagem a um gênero de mariposas, o ‘Projeto Automeris’ colocava um grupo de crianças em uma floresta fechada, deixando-as à própria sorte. Regularmente, o casal retornava trazendo filmes com imagens do mundo externo àquele local, com enquadramentos cuidadosamente escolhidos e uma montagem completamente manipulada, eles buscavam representar a réplica perfeita da realidade, e portanto, criar filmes que provocassem uma transformação e o desenvolvimento de uma nova sociedade.
No Festival de Nova York, na recente estreia norte-americana do filme na sessão ‘Currents’, que busca traçar uma perspectiva mais completa do cinema contemporâneo com ênfase em formas e vozes novas e inovadoras, os programadores descrevem o filme: “Uma sociedade autorregulada de crianças é instalada numa floresta fechada como um experimento sociológico. Suas únicas visões do mundo exterior vêm na forma de filmes estranhos de seus benfeitores, um dos quais é recriado como uma profusão de engenharia, paisagismo e urbanidade americana, destinada a reestruturar suas mentes jovens”, afirmam os cineastas produtores.
Nesta exibição, os visitantes da Galeria Mola poderão mergulhar neste universo proposto pelos artistas e assistir ao filme dos cineastas enquanto entram na escuridão da floresta na qual o casal de cientistas exibia os filmes às crianças. “Os visitantes são convidados a explorar o espaço com lanternas e lupas onde 600 metros de filme analógico de 16mm criam um caminho do qual pode ser explorado cada quadro presente, ou não, no filme”, explicam em nota os artistas.
Leonardo Pirondi é um cineasta brasileiro baseado em Los Angeles, formado em Film/Video pela California Institute of the Arts, é um Fellow do Instituto Sundance e recebeu os prêmios Allan Sekula Social Documentary Fund e Tim Disney de Excelência em Artes de Contar Histórias. Já Zazie Ray-Trapido é uma cineasta e produtora norte-americana, formada em Teatro e Artes Cênicas pelo Bard College, com mestrado em Film/Video pelo California Institute of the Arts. Ambos tiveram seus filmes exibidos no Festival Internacional de Roterdão, Festival de Nova Iorque, Viennale, e muitos outros festivais pelo mundo.
Segundo o curador da mostra, Sandro Leite, a realidade se revela no contato com o mundo por meio dos sentidos, mas o real também pode ser o que nos toca, um sonho, uma imagem, uma fantasia. “Quem cria uma realidade é agente e sabe que a mente humana é terreno fértil para experimentações, projetamos aquilo que nos falta”, explica.
A exibição “When We Encounter The World” e sua imersão interativa já está aberta ao público e segue até de 20 de janeiro de 2024, na Galeria Mola, Praça Conde de Agrolongo, 126 A, em Braga, Portugal. O horário de visitação é das 14h às 18h, às sextas-feiras, e das 10h às 13h, aos sábados. A entrada é gratuita.
Serviço:
Galeria Mola, Praça Conde de Agrolongo, 126 – loja 5, Braga, Portugal
Exposição: “When We Encounter The World”
Quando: de 21 de outubro de 2023 a 20 de janeiro de 2024
Horário de visitação: sexta-feira, das 14h às 18h, e aos sábados, das 10h às 13h.
Entrada gratuita.
Deixe um comentário