Viúva de JOnh Lenon está doente e usa cadeira de rodas

Viúva de JOnh Lenon está doente e usa cadeira de rodas

Sean Ono Lennon, filho da artista plástica Yoko Ono e do músico John Lennon, criou uma árvore dos desejos virtual para celebrar os 90 anos de sua mãe, cujo aniversário aconteceu dia 18 de fevereiro deste ano.

A árvore dos desejos pode ser acessada no site Wishtreeforyokoono.com, no qual fãs podem enviar seus desejos a Ono, que foi casada com o ex-beatle de 1969 até o assassinato dele, em dezembro de 1980.

Entre as celebridades que enviaram desejos estão o ex-Beatle Ringo Starr, o cantor Elton John, Liam Gallagher, ex-integrante da banda Oasis e a fotógrafa Annie Leibovitz.

“Minha mãe é uma abraçadora de árvores na vida real. Quando passamos por uma árvore que tenha algum significado, ela inevitavelmente para e a abraça com um entusiasmo incrível”, disse Sean Ono Lennon ao jornal britânico The Guardian.

Desde a criação de sua primeira árvore dos desejos, em 1996, Ono coletou quase 2 milhões de desejos de mais de 200 árvores em 35 países. As pessoas são convidadas a escrever o que desejam e amarrar os bilhetes a um galho das instalações.

A última aparição  pública da artista láctica foi há três anos atrás, quando a Associação Nacional de Editores de Música entregou a Yoko Ono seu Centennial Song Award. Sean Lennon empurrou sua mãe para o palco na Cipriani 42nd Street em uma cadeira de rodas – chocando alguns dos presentes. Mas em seus óculos escuros, jaqueta de couro preta e chapéu branco do Panamá, a viúva de John Lennon não pareceu perder o ritmo quando começou um breve discurso.

“Obrigada, obrigada, obrigada”, disse ela, segurando o prêmio em uma mão e um microfone na outra, enquanto Sean sussurrava para ela sobre o que estava acontecendo. “Aprendi muito com esta doença. Sou grata por ter passado por isso”.

Embora não esteja claro a que “doença” a que ela estava se referindo, Ono, agora com 90 anos requer cuidados 24 horas e raramente sai de seu apartamento em Dakota, disse uma fonte próxima à sua equipe ao jornal The Post.

Em fotos tiradas em raras aparições públicas – incluindo uma marcha feminina em Columbus Circle no ano passado e uma comemoração de John em Liverpool em maio de 2018 – Ono está confinada a uma cadeira de rodas ou caminha com grande dificuldade usando uma bengala, muitas vezes apoiada em um cuidador ou em Sean.

Vendeu ativos imobiliários 

Ela também tem vendido alguns ativos imobiliários nos últimos anos. “Ela definitivamente diminuiu a velocidade, como qualquer pessoa nessa idade”, disse Elliot Mintz, um amigo íntimo da família que conhece Ono há quase 50 anos e atuou como porta-voz da família, representando o espólio de John Lennon desde o assassinato do ex-Beatle em Dezembro de 1980. “Mas ela é tão perspicaz quanto antes.”

“Sean é seu melhor amigo”

Mintz disse ao The Post que viu Ono pela última vez em sua festa de 87 anos em fevereiro. Ele foi um dos mais de 30 convidados, incluindo Jann Wenner, co-fundador da revista Rolling Stone, a cantora Cyndi Lauper e a filha de Yoko, Kyoko, 56 anos, de seu casamento pré-John com o produtor de cinema Anthony Cox.

Dois anos após o divórcio em 1971, Cox fugiu com Kyoko e a criou em comunidades fundamentalistas cristãs. Ono lutou por anos por Kyoko, que começou a procurar sua mãe após o assassinato de John. Segundo Mintz, Ono agora está muito próxima de Kyoko e de Sean, seu filho de 44 anos com Lennon. “Sean é seu melhor amigo”, disse Mintz. “Eles jantam duas ou três vezes por semana, e ele ocasionalmente traz sua mãe como atriz convidada em sua banda”.

“Sean organiza a festa de aniversário de Ono todos os anos, obcecando-se meticulosamente com os enfeites e arranjos de flore”s, disse Mintz. Em fevereiro, ele alugou o Bar Wayo, no South Street Seaport, para a festa, onde os convidados comemoravam com champanhe. Nos anos anteriores, Sean e Ono subiram ao palco para se apresentar. Mas este ano, a celebração foi mais discreta. “Ela soprou as velas com Sean e foi uma das últimas a sair”, disse Mintz ao The Post. “Ela estava de bom humor. Ajudei-a em sua cadeira de rodas e gentilmente a ajudei em seu carro. Mintz não quis comentar a história médica pessoal de Ono. “Ela é um ser particularmente especial”, disse ele. “Nestes 87 anos, ela viveu 400.”

História
Yoko Ono nasceu em 1933 em uma família bancária de Tóquio, cujas fortunas sofreram durante a Segunda Guerra Mundial. A família enfrentou a fome e muitas vezes foi forçada a trocar itens domésticos por comida, enquanto procuravam refúgio dos bombardeios aliados.

Apesar das privações da guerra, Ono herdou a perspicácia nos negócios de sua família. Além de se tornar uma artista de vanguarda que uma vez abriu seu show no MoMA, gritando ao microfone, ela também é uma empresária de mão de ferro – uma prodigiosa investidora em imóveis que, após seu casamento com John em 1969, começou a acumular um mini-império de propriedades que abrangeu a cidade de Nova York, o vale do Hudson, os Hamptons, Palm Beach, Irlanda e Inglaterra. Ela também colecionou uma coleção de arte considerável que inclui obras de seu velho amigo Andy Warhol.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *