Visita à Prefeitura de São Paulo marca o segundo dia do Encontro Mundial de Jovens
Na manhã desta terça-feira, 25, cerca de 100 jovens representando mais de 25 países reuniram-se na Prefeitura de São Paulo. O animado grupo, sacodindo bandeiras de seus países foram recebidos por um comitê composto por Ramirez Lopes, Coordenador de Políticas para Juventude; Soninha Francine, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania; Marta Suplicy, Secretária Municipal de Relações Internacionais; e Aline Torres, Secretária Municipal de Cultura. Este evento fez parte do VI Encontro Mundial da Juventude e marcou um passo significativo na missão de fortalecer os laços entre jovens de todo o mundo e promover um mundo mais inclusivo e tolerante.
Durante um discurso inspirador, a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Soninha Francine, destacou a importância da inclusão e da iniciativa individual na busca pela celebração da diversidade e promoção da compreensão mútua. A Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, compartilhou informações sobre a diversidade de São Paulo e expressou sua alegria ao receber os jovens na cidade. “Somos a quarta maior metrópole do mundo, com 22 milhões de habitantes e 39 municípios diferentes em um único centro urbano. Só na cidade de São Paulo, temos 12 milhões de pessoas. Somos verdadeiramente uma cidade global; abrigamos cerca de uma centena de nacionalidades diferentes entre os moradores, com 86 representações consulares e centenas de milhares de estrangeiros convivendo em paz, um bem tão precioso e raro em nosso planeta nos dias de hoje. Vê-los aqui, hoje, vindos de origens, costumes e línguas distintas, unidos por uma cultura de paz, nos enche de esperança”, afirmou a secretária. O grupo também teve a oportunidade de visitar o Jardim, localizado no topo do Edifício Matarazzo, onde está situada a sede da prefeitura. Lá, os jovens compartilharam experiências e dialogaram sobre temas cruciais em um ambiente multicultural e inclusivo.
A visita contou com a presença de José María Del Corral, diretor mundial do Scholas Occurrentes, e Dario Werthein, empresário latino-americano com um forte compromisso com a educação. Juntos, há sete anos, unem forças com a convicção de que a educação é a chave para um mundo mais justo e pacífico.
Del Corral, Diretor mundial do movimento pontifício Scholas Ocurrentes, afirmou: “Hoje, mais do que nunca, o caminho para o diálogo e A Paz é a Educação de nossos jovens através da vivência de uma experiência que harmoniza o que pensamos com o que sentimos e o que fazemos. Este encontro é uma luz de esperança”.
Werthein, presidente da Fundação Leo Werthein e da Vrio Corp., holding que controla as operações da SKY Brasil e da DirecTV América Latina, referiu-se aos jovens como a chave para essa mudança que “através da educação e o intercâmbio de experiências multiculturais e religiosas, permitirá trabalhar pelo respeito e pela inclusão, em um mundo onde é imperativo que a paz e a aceitação da diversidade prevaleçam”. Do mesmo jeito, expressou: “É fundamental que os setores público e privado trabalhem em forma conjunta nessa direção e, por isso, é uma honra estar aqui, hoje, perante as autoridades de São Paulo com a vontade de colaborar e delinear um horizonte de expectativas comuns para a nossos jovens”.
Abertura Congresso Escola Plus
Também na manhã de hoje, na sede da Hebraica, aconteceu a abertura do V Congresso Escola Plus com o tema “Conectando Saberes”. Participaram autoridades governamentais e professores do Brasil, Argentina, Peru, Colômbia, Equador, Uruguai e Chile, países nos quais o programa educacional audiovisual promovido pela SKY e DIRECTV Latin America, através de sua matriz, a Vrio Corp, está presente.
O presidente da SKY no Brasil, Gustavo Fonseca, destacou que o Congresso, realizado pela primeira vez em São Paulo, proporciona dias de intercâmbio regional para intensificar a reflexão e o debate de ideias sobre quais práticas podem contribuir para a evolução da educação, com o firme e fiel objetivo de fortalecer e encorajar passos em direção a uma vida mais igualitária e justa na sociedade da América Latina.
Num debate profundo e abrangente, as autoridades regionais compartilharam experiências no painel sobre contextualização e desafios da alfabetização digital. Participaram Pedro Marino, coordenador da Área de Interculturalidade da província de Córdoba, Argentina; Pilar Riera, da Oficina de Inovação Educacional com Uso de Novas Tecnologias da Colômbia; Jesús Quispe, diretor Executivo da Mancomunidad de Los Andes, do Peru; Karina Jauregui, diretora do Departamento de Educação para o meio rural do Uruguai; Cristina Catão, secretária de Educação de Jaguariúna, Brasil; e Katherinne Rojas, Coordenadora de Cidadania Digital do Centro de Inovação do Ministério da Educação do Chile.