VANESSA MORENO EM ENCONTRO INÉDITO COM JOYCE MORENO NO ENCERRAMENTO DA TEMPORADA NO “TERÇAS NO IPANEMA”

VANESSA MORENO EM ENCONTRO INÉDITO COM JOYCE MORENO NO ENCERRAMENTO DA TEMPORADA NO “TERÇAS NO IPANEMA”

Fechando a programação de quatro shows da cantora e compositora paulista, no Teatro Ipanema, Joyce Moreno faz participação especial dia 29 de abril

 

>>> VENDAS ONLINE <<<

>>> FOTOS DE DIVULGAÇÃO <<<

 

VANESSA MORENO FAZ ÚLTIMA APRESENTAÇÃO

NO “TERÇAS NO IPANEMA”. FOTO: LORENA DINI

Vanessa Moreno encerra sua temporada no projeto “Terças no Ipanema”, que ocupa o Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa às terças-feiras. A última apresentação da série de quatro shows é no dia 29 de abril, às 20h, com a participação especial de Joyce Moreno. Acompanhada também do violonista baiano Tarcísio Santos, Vanessa fará um repertório essencialmente composto por mulheres.

A cantora e compositora paulista conta que “Clareana” foi a primeira composição de Joyce Moreno que ouviu. “Quem me apresentou foi minha mãe e me lembro de cantarmos juntas. Eram momentos sempre cheios de afeto e especiais”, relembra, acrescentando que a conexão com o trabalho de Joyce foi ganhando ainda mais espaço quando começou a estudar música: “Foi aí que me deparei também com os detalhes do seu violão percussivo, com as melodias e harmonias cheias de coloridos e sutilezas”, detalha.

Vanessa comenta sobre a parceria e o repertório: “Joyce me é das maiores inspirações pela coragem musical, a conexão com o violão, a maneira singular de compor e interpretar suas canções. E por ser uma compositora que trouxe – e traz – o eu lírico feminino pro palco de maneira tão potente, não tinha como não convidá-la e deixar de celebrar no palco, nesse encontro, a música feita por ela e também por tantas outras mulheres inspiradoras”.

Embora cada apresentação seja moldada conforme a participação, a artista selecionou três músicas para tocar em todas as datas: “Solar” (Vanessa Moreno), “Azul” (Djavan) e “Odara” (Caetano Veloso). “Tenho uma rodinha no pé que me impulsiona a ir adiante, me instiga a experimentar, e a escalação de todos esses artistas tão especiais me desafiou a selecionar canções específicas para cada momento, inclusive inéditas. Assim, a cada terça-feira teremos um espetáculo diferente”, avisa ela.

A série começou com a participação de Zé Renato (08/04), seguida por João Cavalcanti e Matheus Pessanha (15/04) e Camille Bertault e Angela Velloso (22/04), além de receber, também como convidado especial, o violonista baiano Tarcísio Santos. A temporada carioca termina ao lado de Joyce Moreno, em 29 de abril.

O projeto “Terças no Ipanema” possui curadoria artística própria, e sua implementação é fruto de um acordo colaborativo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, que integrou o Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa à Rede Municipal de Teatros.

Sobre Vanessa Moreno

Vanessa Moreno se destaca como uma das maiores revelações musicais do Brasil. A artista, que teve seu mais recente álbum indicado ao Latin Grammy 2023, participou de gravações e shows com grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Edu Lobo, João Bosco, Rosa Passos, Mônica Salmaso, Joyce, Renato Braz, Alaíde Costa e Dori Caymmi.

Sua discografia é formada por “Vem Ver” (2013), “Cores Vivas – Canções de Gilberto Gil” (2016) com Fi Maróstica, “Em Movimento” (2017), “Chão de Flutuar” (2019) com Salomão Soares, “Yatra-Tá” (2021), “SENTIDO” (2021) e “SOLAR” (2023) – disco que lhe rendeu a indicação ao Latin Grammy na categoria “Melhor Álbum de Engenharia de Gravação”.

Vanessa foi vencedora do Prêmio Profissionais da Música Brasileira em 2017 e 2018, na categoria “Cantora”, e em 2021, como “Cantora” e “Autora”. Em 2023, circulou com inúmeros shows pelo Brasil, incluindo apresentações no The Town, Montreux Jazz Festival Rio, Festival CoMa e Sesc Jazz, além de ter celebrado os 80 anos de Edu Lobo cantando em espetáculos ao lado do artista. No ano seguinte, foi convidada especial de shows com João Bosco e realizou uma turnê ao lado do pianista Salomão Soares, com shows em Pequim e Xangai (no Blue Note China) e uma temporada na Europa, passando por importantes festivais – como JazzOnze+ Festival, na Suíça, e o Veneto Jazz, na Itália. Vanessa abriu 2025 em Dubai, onde fez três apresentações no Jazz Avenue Festival, e está novamente escalada para o The Town. Ela lança, em breve, mais um disco em duo com Salomão Soares.

Sobre o Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa

Idealizado pelos atores e diretores Rubens Corrêa e Ivan Albuquerque, o Teatro Ipanema foi inaugurado em 1968, erguido no quintal da casa de Rubens, no Bairro de Ipanema, utilizado para ensaios e depósito de cenários. Desde então, o Teatro Ipanema passou a ser palco para jovens dramaturgos, diretores e artistas. Nomes como José Wilker, José de Abreu e o Grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, entre muitos outros, se lançaram e se consagraram neste espaço histórico, local de grande experimentação artística e foco de resistência. Após sua reestruturação, foi integrado à Rede Municipal de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura e voltou a funcionar totalmente em junho de 2012, abrigando uma programação voltada para o teatro adulto e infantil.

Share this post