Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Urubu-de-cabeça-preta lidera ranking de risco de fauna na aviação brasileira
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Destaques

Urubu-de-cabeça-preta lidera ranking de risco de fauna na aviação brasileira

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 18 de agosto de 2025
Compartilhar
Compartilhar

Guia lançado pelo Ministério de Portos e Aeroportos identifica espécies mais comuns em colisões com aeronaves e apresenta medidas de mitigação

 

A Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos (SAC/MPor), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lançou o Guia de Espécies para Gerenciamento do Risco de Fauna. O material, inédito no setor, reúne informações detalhadas sobre as espécies mais frequentemente envolvidas em colisões com aeronaves, com o objetivo de apoiar ações de mitigação em aeroportos de todo o país.

O Guia é um dos resultados do Projeto SAC Risco de Fauna, uma parceria entre a SAC/MPor e a UFSC para aprofundar o conhecimento científico sobre um problema que impacta a aviação civil em todo o mundo. A publicação identifica as espécies com maior risco para a operação aérea e as classifica em um ranking que leva em consideração o total de colisões registradas, a gravidade do dano e o efeito sobre o voo, como pousos de precaução e arremetidas.

O urubu-de-cabeça-preta lidera o ranking de severidade. Com envergadura de até 1,5 metro e peso de até 3 quilos, o animal foi responsável por 617 colisões registradas entre 2011 e 2024, sendo 280 com danos, em 120 aeródromos do país. O risco é mais elevado durante a fase de aproximação das aeronaves. Nesse período, foram registrados 144 pousos de precaução devido ao impacto com a espécie. Como medida de mitigação, o Guia recomenda o monitoramento e o acionamento de órgãos responsáveis por controlar abatedouros, descarte inadequado de resíduos e aterros sanitários próximos a aeroportos.

O ranking aponta 68 espécies críticas à segurança operacional, além de quatro espécies de morcegos. Entre as dez mais relevantes estão: seriema, fragata, capivara, urubu-da-mata, biguá, gavião-preto, anú-preto, carcará e águia-pescadora. O Guia detalha o perfil de 30 dessas espécies e indica os aeroportos com maior número de registros.

Para a Coordenadora de Segurança Operacional e Carga da SAC/MPor, Raquel Rocha, o lançamento do Guia representa um marco para a aviação civil ao transformar conhecimento técnico e científico em uma ferramenta prática de gestão do risco. “É uma entrega inédita, com impacto direto na rotina dos operadores aeroportuários e na conscientização do público. A parceria com a UFSC tem sido essencial para desenvolver soluções baseadas em evidências, reforçando nosso compromisso com a segurança da aviação e com políticas públicas eficazes”, afirma. Ela destaca ainda que a identificação genética das espécies envolvidas nas colisões tem contribuído para o aprimoramento das estratégias de mitigação.

Disponível em formato digital, o Guia de Espécies para Gerenciamento do Risco de Fauna pode ser acessado gratuitamente por meio da Plataforma Hórus, ambiente online que centraliza dados sobre risco de fauna e medidas de mitigação em aeroportos. O material é voltado tanto à comunidade aeroportuária quanto ao público em geral, promovendo a conscientização sobre os riscos e formas de prevenção.
Acesse o Guia.

Você Pode Gostar

Presidente visita novo complexo industrial da Eurofarma, em Montes Claros (MG)
Presidente sanciona Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos
Atleta sofre problema intestinal, defeca durante corrida, vence e gera polêmica em redes sociais
Bolsa família tem aumento de 15% e passa para R$ 691,00
RODRIGO SANTORO VIVE VILÃO E CAI NA PORRADA EM TRÊS HORAS PARA VIVER
Últimas notícias da Semana
Ultimas Notícias

Walt Disney World celebra o Mês da Herança Hispânica e Latino-Americana 2026

Rita Moraes
Rita Moraes
18 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Destaques

SUS realiza 7,5 milhões de cirurgias eletivas no primeiro semestre e cresce 8% em relação a 2025

14 de setembro de 2026
Destaques

O site da Amazônia que deixou de cobrir eleições por medo de morrer

14 de setembro de 2026
Destaques

Nordeste amplia liderança nacional na expansão do crédito e reforça ambiente favorável ao crescimento econômico

11 de setembro de 2026
Destaques

VLT de Salvador e Região Metropolitana avança com início da viagem teste da Parada Marisqueiras até Itacaranha

10 de setembro de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Walt Disney World celebra o Mês da Herança Hispânica e Latino-Americana 2026
Rosewood São Paulo é classificado na posição nº 6 na The World’s 50 Best Hotels 2026
De avião, medicamentos e vacinas atravessam o país
Ministro Tomé Franca participa da abertura do Sul Export 2026, em Foz do Iguaçu

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites