Painel da WWF-Brasil na Casa da Sociobioeconomia destacou o poder da colaboração entre comunidades, empresas e organizações na construção de uma economia que valoriza a floresta em pé e a diversidade cultural
Durante o painel promovido pelo WWF-Brasil na Casa da Sociobioeconomia da Conexsus, especialistas e representantes de diferentes setores destacaram como a integração de iniciativas é essencial para impulsionar a sociobiodiversidade — uma solução climática que alia conservação ambiental, geração de renda e melhoria da qualidade de vida de comunidades tradicionais.
O encontro busca fortalecer o diálogo e destacar o papel das parcerias estratégicas como alavancas para o avanço da sociobioeconomia e para a construção de soluções climáticas responsáveis. O WWF-Brasil também realizará um coquetel de pré-lançamento do livro Culinária à brasileira: receitas com ingredientes da sociobiodiversidade, que vem oferecer um caminho para desbravar os nossos biomas e seus alimentos sem sair de casa.
O livro reúne receitas feitas por profissionais e mestres da gastronomia e da nutrição, como chefs, cozinheiras tradicionais e nutricionistas de territórios como Amazonas, Maranhão, Goiás e São Paulo. De preparos assinados coletivamente (por mulheres da comunidade São Raimundo, do Amazonas ou por estudantes da Uni-Diversidade da Quebrada) e individualmente (por Rodrigo Oliveira ou Dona Ana), podem ser saboreados em qualquer refeição do dia. O livro tem o objetivo de ser uma ponte entre a cozinha, os sabores de alimentos manuseados por povos e comunidades tradicionais e a conservação da natureza. O seu lançamento oficial será em 2026.
Foto:Instituto Conexões Sustentáveis/Casa da Sociobioeconomia
“Os desafios complexos da sociobioeconomia exigem um olhar multissetorial, capaz de integrar diferentes iniciativas e alavancar essa agenda, que definitivamente é uma solução climática. Ela une conservação ambiental, geração de renda e inclusão social, e reforça a mensagem que não há futuro sem nossos biomas, sem as comunidades tradicionais e sem os alimentos e produtos da nossa biodiversidade”.
Icaro Carvalho, analista sênior do WWF-Brasil
O evento reuniu ONGs, empresas, organizações de base comunitárias e negócios comunitários, governo e acadêmicos para um debate participativo.
Foto:Instituto Conexões Sustentáveis/Casa da Sociobioeconomia
Sobre a Casa da Sociobioeconomia
Instalada no coração de Belém durante a COP30, a Casa da Sociobioeconomia é uma iniciativa da Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis, realizada em parceria com o Banco do Brasil e Governo Federal, BID Lab, CLUA, Erol Foundation, iCS, Porticus, Skoll Foundation e WWF-Brasil.
O espaço reúne comunidades amazônicas, povos indígenas, investidores e representantes do Sul Global em uma programação intensa com rodas de conversa, experiências imersivas, exposições e mostras audiovisuais, mostrando ao mundo que a floresta pode ser próspera.
Sobre a Conexsus
O Instituto Conexões Sustentáveis – Conexsus atua na promoção da conexão dos negócios comunitários com os mercados, sejam locais, regionais, nacionais ou internacionais, disponibilizando acesso a investimentos financeiros customizados para apoiar a estruturação dos arranjos comerciais e viabilizar as operações.
Sobre o WWF-Brasil
O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que há 28 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática. Conheça: wwf.org.br

