Uberlândia tem os servidores municipais mais qualificados de Minas Gerais

Uberlândia tem os servidores municipais mais qualificados de Minas Gerais

 

Uberlândia é a cidade com mais servidores municipais qualificados de Minas Gerais. A posição foi revelada, em razão do Dia do Servidor, a partir da divulgação de indicador do Ranking de Competitividade dos Municípios, do Centro de Liderança Pública (CLP), que aponta a qualificação dos servidores públicos com ensino superior ou mais. Conforme o levantamento, Uberlândia também alcançou a 13ª posição dentre os municípios brasileiros a contar proporcionalmente com mais servidores qualificados.

“Sempre digo que ninguém faz nada sozinho e quem desenvolve a cidade são nossos servidores, trabalhadores e empreendedores. Portanto, nossa gestão trabalha pautada no fomento da capacitação dos funcionários municipais. O que buscamos é oferecer ferramentas e condições necessárias para proporcionar um ambiente rico em conhecimento e, consequentemente, mais produtivo em prol do nosso povo. Isso gera melhores resultados no atendimento às demandas diárias apresentadas pela população”, considerou o prefeito Odelmo Leão.
O indicador observa a comparação entre o número de servidores públicos municipais da administração direta com ensino superior e o número total de servidores públicos municipais. Para se ter ideia, atualmente, considerando somente a administração direta da Prefeitura de Uberlândia, que conta com um total de 12.555 servidores ativos, 79% possuem nível superior de escolaridade ou além.
A cidade ganhou sete posições em relação ao último levantamento do índice e obteve nota 73.77, em uma escala de 0 a 100, neste ano. No quesito qualificação do servidor, de acordo com a análise feita, Uberlândia está à frente, por exemplo, de cidades de grande porte e capitais como: São Paulo (24ª), Ribeirão Preto (49ª) e Belo Horizonte (53ª).
Capacitações oferecidas

Frequentemente, a Prefeitura de Uberlândia elabora capacitações para aprimorar a atuação e preparar ainda mais seus servidores. Desde 2017, as Secretarias Municipais de Administração e Gestão Estratégica, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e da Escola de Governo, respectivamente, ofereceram 213 capacitações para mais de 19.500 servidores municipais (considerando mais de uma participação por servidor). Além disso, 70 profissionais puderam representar a administração municipal em eventos externos.

Somente neste ano, ocorreram 3.089 participações de servidores em capacitações, com oportunidade de acesso a conteúdos que puderam complementar o conhecimento teórico e prático a partir de cursos diversos organizados ou com apoio da Prefeitura.

 

Ranking de Competitividade dos Municípios

O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma pesquisa realizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estudo objetiva apoiar os líderes públicos em tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. Além do mais, possibilita fomento às boas práticas de desenvolvimento sustentável, equidade e justiça na governança pública.
Na quarta edição do ranking, Uberlândia obteve a 28ª colocação geral após análise de 65 indicadores, baseados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões, sendo elas: instituições, sociedade e economia. Ainda conforme o estudo, a segunda maior cidade de Minas é destaque ao configurar entre as cinco melhores do Brasil no pilar Acesso à Saúde.
O ranking também determina uma análise a partir dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e suas 169 metas estabelecidas em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), bem como aponta o critério ESG (Environmental, Social and Governance) para valorização das boas práticas ambientais, sociais e econômicas dos municípios. No contexto, inclusive, Uberlândia ratifica seu destaque nacional sendo a 8ª colocada no critério ESG e a 12ª no ODS entre as cidades analisadas.

Clique aqui para acessar o ranking

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *