Trump não descarta possível recessão nos EUA e Bolsas caem

Trump não descarta possível recessão nos EUA e Bolsas caem

Trump Arraignment: Scenes From Inside the Miami Courtroom - The New ...

 

As bolsas de Nova York e de São Paulo cairam fortemente nesta segunda-feira,10,  após declarações do presidente americano Donald Trump no fim de semana. Ele se recusou, em uma entrevista divulgada neste domingo, a prever se haverá ou não uma recessão nos Estados Unidos este ano.

 

Que Hora Abre A Bolsa De Nova York - LIBRAIN

“Detesto fazer previsões como essas”, disse Trump ao canal Fox News, ao ser questionado sobre uma possível recessão na economia americana em 2025. As declarações alimentaram o temor de que uma guerra comercial pode desencadear uma desaceleração econômica. Por isso, muitos investidores estão retirando suas aplicações de Bolsas internacionais e indo para o dólar, considerado um porto seguro em momentos de crise.

Por volta das 14h, o Dow Jones Industrial Average caía 1,42%, enquanto o S&P 500 perdia 2,48%. O Nasdaq Composite tinha queda de 3,99%. Dentre as maiores quedas no exterior, Nvidia perdia 5,22%, enquanto a Meta e a Amazon.com baixas de 5,42% e 3,43%, respectivamente. Aqui, o Ibovespa caía 0,48%, para 124.448 pontos enquanto o dólar comercial subia 0,44%, para R$ 5,815.

Trump não descartou que podem acontecer aumentos nos preços ainda neste ano, nos EUA. Para ele, sua estratégia de tarifas (que sobretaxam importações, como as do aço) e cortes de gastos públicos fazem parte de uma “transição necessária”. As demissões no setor público lançadas pelo governo por seu assessor bilionário.

Inflação nos Estados Unidos não é bom para os negócios no mundo todo. Isso porque a escalada de preços aumenta os juros e prejudica as empresas, que vendem menos e pagam mais caro para financiar seu crescimento. Os investidores deixam de investir na Bolsa e vão para o Tesouro Americano, aproveitar as taxas maiores.

Essas previsões de recessão ganharam força depois que o Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA) de Atlanta estimou uma contração de 2,4% no PIB no primeiro trimestre. Seria o pior resultado desde o auge da pandemia de covid-19. Isso, mais as declarações pouco incisivas de Trump, segundo Christopher Galvão, analista da Nord Investimentos, fizeram os investidores ligarem o sinal de alerta. “Mas até o momento, no geral, o que temos são sinais de uma economia forte nos EUA, uma inflação pressionada. Entretanto, há sim uma necessidade de acompanhamento em relação às tarifas de importação e também à política de imigração que também impacta a economia americana”, diz ele.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *