Trancoso tem um “Cantinho Doce“ para chamar de seu
Andando por Trancoso, litoral sul da Bahia é fácil se encantar pelas praias, céu de um azul celeste ímpar e pela arquitetura caiçara, que tornou o “Quadrado” referência mundial de charme.
O local atrai gente do mundo inteiro, que em sua maioria investe na terra e chega a largar tudo em seus países de origem para experienciar viver sob o sol e mar verde esmeralda, de águas límpidas. Apaixonada por Trancoso, a corretora de imóveis Chris Zopps ( minha anfitriã) diz: “aqui não existe poluição marítima, porque a correnteza afasta, o que torna nossas praias as mais limpas do litoral baiano“.
Me acompanhando nessa viagem, a multi-instrumentista, cantora e compositora Fernanda Porto, se encantou pelo lugar e prometeu voltar. Fez músicas, conheceu Elba Ramalho e mergulhou todas as manhãs nos mares de Trancoso.
Igrejinha
Depois de mergulhar no mar de Trancoso é hora de visitar o Quadrado“, com suas casinhas feitas pelas mãos dos nativos, que ganharam tintas várias dos investidores de muitas partes do Brasil e do mundo.
Cantinho Doce
Feitas as compras, a gastronomia de Trancoso, vai tornando o ar do lugar um misto de vários cheiros. Aqui há iguarias requintadas, inventadas, que atraem os que apreciam comer. Mas, entre tantas opções a comida baiana e nativa foi a que mais chamou atenção ao meu paladar. Não resisti ao Bobó de Camarão ou a um ensopado Misto, e lá fui em um lugar chamado “Cantinho Doce“ experimentar a cozinha de “Cássia“, uma nativa que muito lembra as personagens femininas de Jorge Amado.
Foram noites deliciosas e enquanto escrevo posso sentir o cheiro dos pratos quentissimos, que penetraram minhas narinas definitivamente. Tudo saboroso, com toques de leite de coco, camarões enormes e peixes que desmanchavam na boca, acompanhados por uma farofa de banana sem igual.