Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: TIM leva 5G à Antártica
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Destaques

TIM leva 5G à Antártica

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 27 de novembro de 2025
Compartilhar
Compartilhar

Acordo com a Marinha, Ministério das Comunicações e Anatel impulsiona a conectividade no continente gelado em prol da produção científica e da presença na Estação Antártica Comandante Ferraz

Presente na Estação desde 2022, a operadora anuncia a produção de uma série documental sobre a presença brasileira no continente

 

 

Após atingir o marco inédito de mil cidades 5G, a TIM Brasil divulgou o lançamento da rede de quinta geração na Antártica, expandindo sua presença tecnológica na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). A companhia também anunciou a produção de uma série documental que acompanha a rotina dos cientistas brasileiros na Estação, destacando a busca de soluções para enfrentar os impactos das mudanças climáticas globais.

As novidades foram anunciadas em uma cerimônia oficial, realizada na Embaixada da Itália, em Brasília, na última quarta-feira (26). Reuniram-se para a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para implementação do 5G, o CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli, o Embaixador da Itália, Alessandro Cortese, e autoridades do Governo Brasileiro entre os quais a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, o Ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, o Ministro da Defesa, José Múcio e o presidente da Anatel, Carlos Baigorri. O acordo reforça o alinhamento estratégico entre a companhia e o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) para ampliar projetos de conectividade.

Chegar com o 5G à Antártica marca um novo avanço do projeto iniciado em 2022, quando a operadora implementou o 4G no continente austral, e reforça seu compromisso com a pesquisa brasileira, oferecendo melhores condições para que pesquisadores nacionais e internacionais avancem em estudos essenciais para o país e para o planeta.

“Conectar a Antártica com o 5G é abrir novas possibilidades para a ciência. A conectividade encurta distâncias e fortalece as relações profissionais e humanas. Agora a nova tecnologia pode potencializar esse avanço. Em um momento em que debates globais, como os da COP30, reforçam a urgência climática e ambiental, usar a tecnologia para apoiar as pesquisas na Antártica torna-se essencial”, afirma Alberto Griselli, CEO da TIM.

“Com a conexão 4G fornecida pela TIM é possível a comunicação com a Estação e envio de dados coletados pelas pesquisas. E, com o 5G, isso acontecerá em tempo real. Num ambiente extremo como é a Antártica, a tecnologia faz toda diferença para segurança e apoio logístico das atividades realizadas”, ressalta o Contra-Almirante Robledo, Secretário da Comissão Interministerial para Recursos do Mar.
A importância do 5G na Antártida

Só em 2025, mais de 180 pesquisadores de 29 projetos selecionados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), participaram da missão de pesquisa na Estação brasileira. A partir de 2026, com o 5G, os dados de levantamentos e estudos passarão a ser transmitidos em tempo real, acelerando os resultados, além de possibilitar o alcance global das pesquisas climáticas, ambientais e de telemetria.

Mas, na Antártica, a conectividade também é sinônimo de segurança. As zonas de proteção da Estação são definidas pela área de alcance do sinal, e as mudanças bruscas no clima — com ventos que ultrapassam 160 km/h — podem tornar atividades simples em operações de risco. Assim, a rede móvel funciona como complemento ao sistema de rádio, ampliando as possibilidades de comunicação em situações críticas. Vale ressaltar que toda a infraestrutura da TIM no local foi projetada para resistir ao ambiente extremo: antenas com sistemas de aquecimento e vibração evitam o acúmulo de gelo e asseguram estabilidade contínua de transmissão. A partir de 2026, a ampliação da capacidade de rede permitirá uma área de 10 quilômetros conectados.

 

Série acompanha a rotina de cientistas brasileiros na Antártica

O documentário que será patrocinado pela TIM e previsto para ser lançado ainda em 2026, apresentará a rotina de alguns dos pesquisadores na Estação. A série revela como a Antártica influencia a vida no Brasil e no mundo e mostra a dedicação de quem estuda para entender e preservar esse ecossistema único. Os documentaristas viajarão para conhecer histórias e captar imagens no continente gelado em fevereiro do próximo ano, na mesma missão em que será instalada a rede 5G.
Sobre a TIM

“Evoluir juntos com respeito e coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua há 25 anos no Brasil, liderando movimentos importantes

do mercado e levando transformação digital para diferentes áreas da sociedade. A operadora tem a maior cobertura 5G do país e é a única a alcançar todas as cidades com a rede 4G, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. A evolução da companhia vem sempre acompanhada do compromisso com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Por isso, é a primeira e única empresa do setor de telecomunicações presente em todas as carteiras de sustentabilidade da bolsa brasileira: Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), Índice de Carbono Eficiente (ICO2 B3), IDIVERSA B3 e IGPTW B3. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

 

 

 

 

Você Pode Gostar

VLT de Salvador e Região Metropolitana avança com início da viagem teste da Parada Marisqueiras até Itacaranha
Governo Federal anuncia a demarcação de 668 mil hectares para Unidades de Conservação na Amazônia
Brasil tem a menor taxa de analfabetismo entre idosos
Estado da Bahia entrega modernização do Colégio de Tempo Integral Paulo Freire em Salvador
Parada do Orgulho LGBT+ Bahia reúne milhares na Barra e anuncia novidades para 2027
Últimas notícias da Semana
Destaques

VLT de Salvador e Região Metropolitana avança com início da viagem teste da Parada Marisqueiras até Itacaranha

Rita Moraes
Rita Moraes
10 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Destaques

Histórico! Elton John faz show arrebatador e encerra primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026 com chave de ouro e muito brilho

8 de setembro de 2026
Destaques

Edital oferece 5,7 mil vagas para o Partiu Estágio na Bahia

6 de setembro de 2026
Destaques

Começou o Rock in Rio 2026! Novo Palco Mundo impressiona e recebe show histórico de Foo Fighters nesta sexta-feira

5 de setembro de 2026
Destaques

Língua biônica da USP identifica gripe aviária em até 6 minutos

4 de setembro de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
VLT de Salvador e Região Metropolitana avança com início da viagem teste da Parada Marisqueiras até Itacaranha
Plenária Nacional – Campanha “Por um Brasil sem Compra de Votos” Sexta-feira, 11/09, online
Cerâmica molda novos objetos para a casa
adidas lança Adizero Dropset Pro, focado no treinamento híbrido, com experiências em São Paulo

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites