Tendência: “restaurantes animados” ganham espaço na gastronomia mundial

Tendência: “restaurantes animados” ganham espaço na gastronomia mundial

Experiências incluem jantares no escuro, drinks inspirados em filmes de terror e sons de animais

Quem nunca foi a um lugar que oferece, além de boa comida, elementos como apresentações ao vivo, tecnologias interativas e ambientes temáticos, não conhece os famosos “restaurantes animados”. A tendência está se tornando o novo fenômeno no setor de alimentação, onde o entretenimento, a decoração temática e o atendimento diferenciado se misturam para criar momentos inesquecíveis aos clientes.

Imagine jantar em meio a sons de animais e elementos visuais vibrantes? Este é o grande atrativo do emblemático Rainforest Café, nos Estados Unidos. O primeiro local foi inaugurado no Mall of America em Bloominton, Minnesota, em 3 de fevereiro de 1994. Hoje, o Rainforest já está presente em países como Canadá, França, Emirados Árabes, Japão e Malta.

Rainforest Café

E que tal degustar uma boa refeição com um espetáculo visual de cores vivas e personagens exóticos no Kawaii Monster, em Tóquio? E será que uma refeição no escuro é interessante? Em Paris, o Dans Le Noir ? oferece essa experiência, destacando a relevância de desafiar as normas convencionais e proporcionar novas perspectivas aos clientes. Seu sucesso reside na capacidade de provocar emoções intensas que ficam na memória de quem passa por lá.

Dans Le Noir ?

 

E um ambiente que retrata ícones do terror como Jason Vorhees, Michael Myers e Chucky? Este é o Fantasmagória – um bar em São Paulo que homenageia o gênero. O local foi criado por dois irmãos e tem o chef Henrique Mecciano no comando do cardápio, além de uma carta exclusiva de drinks, elaborada por Eick Anson. Entre os drinks estão o cocktail  Jigsaw, inspirado em Jogos Mortais; e o Bruxa de Blair inspirado no icônico filme exibido em 1999.

Para o especialista em negócios gastronômicos, Marcelo Politi, esses restaurantes se destacam pelas experiências sensoriais, que se tornam inesquecíveis aos clientes. “Esses estabelecimentos combinam elementos que transcendem uma simples refeição em um evento memorável”. Ainda, segundo Politi, que foi responsável por trazer as operações do Hard Rock Café para o Brasil, o bom atendimento é a espinha dorsal do negócio. “Um exemplo é a hospitalidade dos restaurantes Disney, onde cada interação é cuidadosamente planejada para maximizar o prazer do visitante”.

A decoração também faz toda diferença em um restaurante animado, onde sua configuração reflete a personalidade e o tema do local. Um exemplo notável é a rede americana de restaurantes Medieval Times, onde os clientes são transportados para uma era de cavaleiros e castelos com decorações detalhadas e trajes de época.

Outro fator é o entretenimento oferecido, podendo variar de apresentações ao vivo, música ou até mesmo tecnologia interativa. Estabelecimentos como o Hard Rock Café, por exemplo, incorporam música ao vivo e exposições de memorabilia, criando um espaço fascinante para amantes de música. “Essa integração de entretenimento eleva a experiência gastronômica, incentivando visitas prolongadas e mais consumo”, explica Politi.

Sobre Marcelo Politi – formado em hotelaria e gastronomia pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suiça e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Aos 29 anos, foi o primeiro executivo contratado como diretor de Marketing pela rede de hotéis francesa Sofitel no Brasil. Foi responsável pela implantação e gestão das operações do Hard Rock Café no Brasil e gerenciou mais de 500 funcionários. O empresário é fundador da Politi Academy, uma empresa focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negócios de alimentação, por meio de cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros que envolvam um negócio que tenha comida como serviço.

Sobre a Politi Academy ( https://politiacademy.com.br/ ) – fundada há cinco anos, a plataforma tem à frente o especialista em negócios gastronômicos Marcelo Politi. Por meio de técnicas de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros ensinamentos, o mentor já auxiliou mais de 3.000 empresários do setor de food service. O principal objetivo é trazer lucro, liberdade financeira, qualidade de vida e crescimento exponencial aos seus mentorados. Por meio da Politi Academy também acontece anualmente o movimento Acelera Food Nation, que reúne grandes nomes da gastronomia em um evento focado em aceleração de negócios do setor.

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