Tecnologia contribuirá de forma positiva para a produção de energia limpa, renovável e não poluente no Condomínio Busca Vida

Tecnologia contribuirá de forma positiva para a produção de energia limpa, renovável e não poluente no Condomínio Busca Vida

 


Com o objetivo de se alinhar aos objetivos globais de produzir energia de forma limpa e trazer benefícios ambientais e econômicos à comunidade local e ao planeta, o Condomínio Busca Vida (CBV) deu início a uma fase ainda mais avançada de preservação do patrimônio ecológico da região e está implantando sua primeira micro usina de energia solar com a instalação de 212 placas captadoras.

O projeto-piloto aprovado em Assembleia Geral vai ocupar uma área de aproximadamente 468 m², distante até 5 metros da borda do estacionamento de visitantes, junto ao Posto de Segurança P29. Para maior sustentabilidade, as placas solares estão sendo montadas em um pergolado construído em madeira de reflorestamento (eucaliptos). “A área de instalação foi minuciosamente estudada sob o ponto de vista ecológico e é caracterizada como espaço resultante de ações anteriores de urbanização da própria Via Mico Leão, onde o CBV está localizado”, explica o síndico administrador do Condomínio Busca Vida, Marcelo Dourado.

De acordo com ele, a vegetação contida ali cresce espontaneamente e indesejavelmente em áreas ao redor das habitações humanas, em terrenos baldios, entre detritos etc., de porte rasteiro e arbustivo, e está inserida em uma matriz urbana altamente alterada pelo ser humano. “Ou seja, a implantação das placas solares não afetará o meio ambiente e, pelo contrário, contribuirá de forma positiva para a produção de energia limpa, renovável e não poluente”, afirma Marcelo Dourado. Segundo ele, até mesmo o solo, localizado abaixo do pergolado, será mantido e preservado com o replantio de vegetação arbustiva nativa da região, associado à criação de pequenos espaços para a contemplação da natureza.

 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *