Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Sumidouro, a estreia instrumental de Rafael Baldam que se desdobra em música, narrativa e imagem
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Cultura e entretenimento

Sumidouro, a estreia instrumental de Rafael Baldam que se desdobra em música, narrativa e imagem

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 2 de dezembro de 2025
Compartilhar
Compartilhar

Projeto combina interpretações de obras da cena paulista contemporânea e uma narrativa construída em múltiplas linguagens

 

https://tratore.ffm.to/sumidouroalbum

 

“Sumidouro” é o primeiro álbum de Rafael Baldam e apresenta uma jornada sonora construída a partir de seis interpretações instrumentais. O trabalho nasce como um projeto multimídia que integra música, narrativa e colagens, formando uma obra que se expande para além do áudio. Cada faixa funciona como um capítulo dessa viagem, guiando o ouvinte por caminhos que se transformam ao longo do disco.

“Tenho uma tendência a me interessar por áreas diversas – e uma certa dificuldade em escolher só uma. Por isso acabo experimentando: compor, tocar, gravar, fazer colagens, escrever, fazer vídeos… Tudo começou como teste, mas em algum momento percebi que essas práticas precisavam fazer parte do processo desse projeto”.

 

O ponto de partida do álbum é a escolha de composições de artistas da cena paulista da música brasileira contemporânea. Como as versões apresentadas por Rafael são totalmente instrumentais, surgiu um espaço para a criação de um conto em prosa poética que conduz a escuta. Esse texto, acompanhado de uma colagem criada para cada faixa, compõe um livro que acompanha o álbum e estabelece a ligação entre som e imagem. Dessa forma, “Sumidouro” se organiza em três dimensões: a música que guia, o texto que orienta e as imagens que completam a narrativa.

 

O repertório reúne composições de Maurício Pereira e Daniel Szafran, Marcelo Cabral e Rômulo Fróes, Dandá Costa, Rodrigo Campos, Thiago França e Kiko Dinucci. Cada faixa foi rearranjada e executada por Rafael em formato solo. A escolha dessas obras cria um panorama de referências que dialogam com diferentes práticas da música instrumental brasileira contemporânea.

“Escolhi esses artistas por dois motivos. O primeiro é a coesão: eles já colaboram entre si, são contemporâneos e compartilham uma dicção musical semelhante, o que ajuda a construir um universo sonoro claro para o disco. O segundo é simbólico. Este é meu primeiro trabalho, minha forma de chegar dizendo: ‘esses são meus professores; é daqui que venho’”.

A travessia começa com “Pra Marte”, que desloca para o violão elementos originalmente interpretados por voz e saxofone, aproximando a faixa do universo do choro. “Invente o Amor” introduz alterações sutis no timbre e anuncia mudanças de direção. Em “Bandeira”, o tom menor marca outra etapa do percurso, com a guitarra surgindo como apoio e ampliando o espaço sonoro.

“Na Memória Vida Outra”, single do álbum, concentra características centrais do projeto ao alternar protagonismo entre violão e guitarra em um movimento que reorganiza a tensão da faixa. Em seguida, “Dentro da Pedra” mergulha em efeitos, reverberações e caminhos mais abertos, deixando o violão de lado e assumindo a guitarra como motor da exploração. O disco se encerra com “Ciranda do Aborto”, que parte de arpejos contidos e avança para camadas mais densas, concluindo a narrativa que atravessa toda a obra.

O álbum foi gravado entre julho e agosto de 2025 no Juá Estúdio, em São Paulo, com captação e mixagem de Leonardo Ost e Alencar Martins. Rafael assina os arranjos, as interpretações, o conto e as colagens que compõem o livro que acompanha o disco, articulando todas as etapas do projeto.

“Sumidouro” se completa a partir da soma de suas linguagens. A escuta das faixas, a leitura do texto e a observação das colagens são partes interligadas de uma mesma proposta, permitindo que o público construa sua própria relação com a obra. O álbum existe simultaneamente em disco, livro e imagem, ampliando as possibilidades de apreensão desse trabalho de estreia.

Você Pode Gostar

MATHEUS MARCHETTI, FRANÇOIS TRUFFAUT, JEAN-LUC GODARD E MAIS! CONFIRA O QUE CHEGA EM JULHO NA FILMICCA
Basement Rap Night reúne 2zDinizz, Leall, Ciça, Dow Raiz e DJ Sophia em São Paulo
Olodum inicia construção do Carnaval 2027 com encontro dedicado aos compositores
Esta não é a lenda que você conhece! Novo filme da A24 apresenta uma versão mais sombria de Robin Hood
O samba como ato político: Stephen Bocskay lança “Candeia, o Samba, o Quilombo e o Ativismo Negro”, pela Editora Malê
Últimas notícias da Semana
Aconteceu deu no Conexaoin

Tio-avô é preso por suspeita de abusar sexualmente e matar sobrinho-neto de 6 anos

Rita Moraes
Rita Moraes
8 de julho de 2026
Influenciadora e modelo brasileira morre ao cair do 27° andar de prédio em Dubai
Morre jogador da Seleção da África do Sul, que jogou na Copa do Mundo 2026
O Brasil tem quase R$ 12,5 trilhões em imóveis públicos parados e paga para não usar o que já seu
Cozinheira de pousada segue desaparecida em Ubatuba
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Cultura e entretenimento

Bahia recebe estreia da turnê nacional do PagodYANdo com casa lotada

3 de julho de 2026
Cultura e entretenimento

PINACOTECA DE SÃO PAULO INAUGURA “UMA OBRA: PINTURA SEM FIM” E AMPLIA PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS VOLTADA À INFÂNCIA

3 de julho de 2026
Cultura e entretenimento

Teatro Castro Alves é reaberto após modernização e reforça a Bahia como referência nacional da cultura

2 de julho de 2026
Cultura e entretenimento

Documentário “Anatomia do Caos”, de Dandara Ferreira, estreia nos cinemas no dia 2 de julho e promove circuito nacional de debates

2 de julho de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Morre jogador da Seleção da África do Sul, que jogou na Copa do Mundo 2026
Patroa é presa temporariamente pela polícia: ex-cozinheira está desaparecida após pegar carona
Ginecologista é preso suspeito de usar óculos com câmera para filmar paciente durante consulta em Salvador
Ex-ministra do Reino Unido é encontrada morta em casa; polícia prende suspeito de assassinato

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites