Spcine marca presença na Gamescom Latam com painéis e exposição de games independentes
A Spcine, empresa de fomento ao audiovisual e à inovação da Prefeitura de São Paulo, marca
presença na segunda edição da Gamescom Latam, maior evento de games da América Latina,
que acontecerá de 30 de abril 4 de maio. Como patrocinadora, a Spcine reforça seu
compromisso com o desenvolvimento da indústria de jogos eletrônicos, promovendo painéis,
debates e a exposição de games criados por estúdios paulistanos.
A programação inclui dois painéis que abordam temas essenciais para o futuro do setor. No dia
1o de maio, às 11h55, acontece o painel “Testando o Futuro: Como QA Define a Nova Era dos
Games”, que reúne Hélio Menino (monitor do Spgame_Lab), Ingrid Santos (monitora do
Spgame_Lab), Cláudio Gusmão (coordenador e CEO da UX4indie) e Marcus Vinícius (CEO do
estúdio Sue the Real), com mediação de Murilo Santana. O debate propõe discutir o impacto da
área de Quality Assurance (QA) no aprimoramento dos jogos e na evolução da indústria.
Já no dia 2 de maio, às 10h00, será realizado o painel “Game é Cultura: O Papel das Entidades
Públicas na Indústria de Games”, com participação de Tainá Félix (CEO da Game e Arte), Kayque
Santos (coordenador do Polo ZL da Rede Dahora) e Ary Scapin (Diretor de Desenvolvimento
Econômico e Parcerias Estratégicas da Spcine), sob mediação de Juliana Oliveira
(apresentadora geek, professora e pesquisadora). O encontro discutirá a importância das
políticas públicas no fortalecimento da produção nacional de jogos digitais.
Durante os dias 1o a 4 de maio, a Spcine também promove a exposição de jogos independentes
no estande da Prefeitura de São Paulo, localizado na área B2C da feira. Entre os destaques estão
os projetos F.O.O.D.S, da Luski Studio; Pivit of Hearts, da Dragonroll; Glitchers, da Push Start;
Folklore, da Infinity Green; e lunr.radio.taxi, da Soin Coletivo, representando a diversidade e o
talento da cena paulista.4
A iniciativa integra as ações do Spcine Game, programa que fomenta a cadeia produtiva de
games na cidade, incentivando a inovação, a diversidade e o protagonismo dos desenvolvedores
locais. Vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, a Spcine atua no fortalecimento do setor
audiovisual paulistano, abrangendo cinema, TV, games e novas mídias, por meio de políticas
públicas, parcerias estratégicas e ações de incentivo.
Serviço
Painel: Testando o Futuro: Como QA Define a Nova Era dos Games
Data: 1o de maio
Horário: 11h55 às12h30
Painel: Game é Cultura: O Papel das Entidades Públicas na Indústria de Games
Data: 02 de maio
Horário: 10h00 às 10h35
Exposição de jogos no stand da Prefeitura (área B2C)
Data: 1o a 4 de maio
Sobre a Spcine Game
Spcine Game é o departamento dedicado ao fomento de games da Spcine com o objetivo de
apoiar financeiramente projetos de produção de game digital para exploração comercial em
consoles, computadores ou dispositivos móveis e profissionalizar e capacitar as produtoras
contempladas para as etapas de produção e comercialização. Oferece suporte exclusivo ao
ecossistema de jogos em São Paulo, em especial às empresas contempladas pelos editais da
Spcine para produção de jogos digitais e desenvolvendo projetos como, a Incubadora
Spgame_Start, Laboratório de Game Design e Think Tank de Desenvolvimento da Indústria de
Games.
Sobre a Spcine
A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de
Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de
desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de
cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico
e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.