Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Sitawi e Instituto Sabin oferecem capacitação financeira em Salvador para amadurecer negócios de impacto
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Links da Semana

Sitawi e Instituto Sabin oferecem capacitação financeira em Salvador para amadurecer negócios de impacto

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 9 de julho de 2024
Compartilhar
Compartilhar

      Coex Carajás_créditos Grupo Centroflora.jpg

Foto: Grupo Centroflora

Negócios de impacto que precisam de apoio para fortalecer sua operação e gestão financeira têm à vista uma oportunidade. A Sitawi Finanças do Bem e o Instituto Sabin abrem uma chamada para selecionar três negócios que atuam para gerar impacto e resolver alguma questão social e/ou ambiental. “O objetivo é fornecer uma capacitação financeira que ajude essas iniciativas a estruturarem sua financiabilidade, ampliando seu potencial de acessar recursos no mercado”, explica Beatriz Pires, coordenadora de Investimento de Impacto da Sitawi. As inscrições estão abertas a partir desta quarta-feira, 10, e estarão disponíveis até o dia 26 de julho.

Além de atuar em prol do impacto socioambiental positivo, os negócios devem ter a intenção de captar recursos financeiros nos próximos 12 meses. A capacitação será presencial e acontecerá em Salvador. Portanto, podem se inscrever iniciativas baseadas na cidade ou em regiões próximas — e que possam se deslocar para as imersões presenciais.

“Por meio de nossa experiência com a plataforma de Empréstimo Coletivo da Sitawi, percebemos que muitos negócios não estão em estágio de maturidade suficiente para captar recursos financeiros”, acrescenta Beatriz. Segundo ela, foi assim que nasceu esse novo projeto em conjunto com o Instituto Sabin, parceiro da Sitawi de longa data. “Queremos capacitar financeiramente esses negócios para que possam fortalecer sua operação e gerar mais impacto positivo no país”, resume ela.

Soluções para ampliar o impacto

A capacitação da Sitawi e do Instituto Sabin traz uma proposta de “mão na massa”, em que os entregáveis e as imersões acontecerão baseadas nas informações dos negócios selecionados. Isso traz personalização e assertividade para encontrar os gargalos de financiabilidade e potenciais soluções.

“Com base em nossa análise, concluímos que a estruturação financeira e a identificação de oportunidades de investimento prévias eram pouco ofertadas aos negócios que chegavam até nós e não avançavam em nosso pipeline da Plataforma”, realça Pires.

“Também observamos esse gargalo analisando organizações que participavam de acelerações, mas não tinham o tópico financeiro tão aprofundado. Por isso, acreditamos que a capacitação financeira adaptada à realidade de empreendimentos de impacto tem grande potencial para ampliar sua operação e, consequentemente, o impacto positivo”, completa a coordenadora.

A imersão contempla acompanhamento próximo e customizado para cada organização selecionada, conexão com mentores(as), além de um diagnóstico final e recomendações de mecanismos de aporte financeiro que façam sentido para o nível de maturidade e perfil do negócio analisado. A capacitação será conduzida por um time de especialistas da Sitawi, organização que possui 16 anos de atuação com Investimento de Impacto no Brasil.

Para se candidatar, basta acessar  https://info.sitawi.net/capacitacaofinanceirasitawi e preencher o formulário.

“A parceria com a Sitawi se vincula ao nosso eixo estratégico, que visa a fortalecer ecossistemas e organizações de impacto nas regiões em que atuamos”, declara Gabriel Cardoso, gerente executivo do Instituto Sabin.

Para ele, a maturidade de um negócio de impacto socioambiental passa necessariamente pela dimensão financeira. “Suprir lacunas dessa ordem é um dos passos fundamentais para termos mais e melhores negócios de impacto no Brasil”, complementa.

O mecanismo é adaptável às necessidades não só dos empreendedores selecionados, como mencionado, mas também de programas de aceleração já existentes que queiram complementar suas formações com a inserção de um módulo de capacitação em finanças.

Sobre a Sitawi

A Sitawi Finanças do Bem é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2008 que desenvolve infraestrutura financeira para a Economia de Impacto. Em sua trajetória já mobilizou mais de R$ 475 milhões para impacto socioambiental para mais de 3 mil iniciativas que beneficiaram 14 milhões de pessoas e apoiaram a conservação de 5 milhões de hectares, em todo o país. Mais informações: https://sitawi.net/

 

Sobre o Instituto Sabin

Há 19 anos o Instituto Sabin é responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin. Organizado como uma OSCIP, com sede em Brasília e atuando em 15 estados, além do DF, o instituto tem a nobre missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando a Inovação Social. A organização já investiu mais de R$57 milhões em iniciativas de impacto social, impactando diretamente mais de 1,2 milhões de pessoas. Site: www.institutosabin.org.br

Você Pode Gostar

Grupo Petrópolis amplia presença digital com parceria com iFood
Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo
Prêmio ICL de Jornalismo 2026 anuncia comissão julgadora e recebe inscrições até 30 de outubro
BYD alcança 8 mil colaboradores diretos em Camaçari e reforça produção para acompanhar crescimento das vendas no país
Presidente sanciona Lei que garante continuidade do Move Brasil para motoristas e entregadores
Últimas notícias da Semana
Destaques

Presidente sanciona Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos

Rita Moraes
Rita Moraes
17 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Links da Semana

Rock in Rio anuncia ganhadores do Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável 3.0

14 de setembro de 2026
Links da Semana

Bracell ganha Prêmio IEL Bahia 2026 na categoria ‘Estágio – Empresa Inovadora’

14 de setembro de 2026
Links da Semana

Estado da Bahia certifica 500 trabalhadores em cursos de qualificação profissional

14 de setembro de 2026
Links da Semana

SESI Bahia lança o Programa Usinas Criativas, de qualificação técnica em economia criativa

11 de setembro de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Presidente sanciona Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos
Grupo Petrópolis amplia presença digital com parceria com iFood
Recuperação judicial de entidades sem fins lucrativos expõe lacunas na legislação
Atleta sofre problema intestinal, defeca durante corrida, vence e gera polêmica em redes sociais

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites