Sindigás promove o 11º Encontro do Fórum Permanente do GLP no Rio de Janeiro

Sindigás promove o 11º Encontro do Fórum Permanente do GLP no Rio de Janeiro

 

Fórum Permanente do GLP acontecerá no dia 19 de outubro, no Hotel Hilton Copacabana, no Rio de Janeiro. Neste 11º encontro, o tema será Consumidor e Segurança: garantia de direitos e do acesso ao GLP. O evento, realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo – Sindigás, contará com a presença do secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Pietro Sampaio Mendes, do diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Rodolfo Henrique de Saboia, e da diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges Esteves, e do subsecretário técnico Felipe Peixoto, representando o Secretário de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar) do Rio de Janeiro, Hugo Leal, entre outros convidados.

O Fórum tem como objetivo debater temas atuais e relevantes dessa indústria presente em 100% dos municípios brasileiros, que impactam a economia nacional, o mercado de energia e o atendimento ao consumidor final. De acordo com o presidente do Sindigás, Sergio Bandeira de Mello, a proposta do Fórum Permanente de GLP é unir a academia, membros do segmento e formuladores de política pública para criar um ambiente de debates. “Retornamos com o formato presencial do Fórum, que foi interrompido há alguns anos por causa da pandemia. O evento é uma grande oportunidade de fortalecimento do mercado”, pontua o presidente do Sindigás, que detalha os pontos que serão debatidos durante o 11º encontro:

“Nesta edição vamos discutir dois pontos cruciais para a sociedade. O primeiro pretende discutir as possibilidades, com base em experiências internacionais, do que pode ser aperfeiçoado no programa Auxílio Gás para que ele efetivamente possa contribuir no combate à pobreza energética, lembrando que a lenha ainda ocupa, inacreditáveis 26% da matriz energética brasileira. O segundo diz respeito à necessidade estrita de cumprimento às normas da ANP no melhor interesse do consumidor e no estímulo ao investimento continuado na qualidade do serviço prestado à sociedade”, ressalta Bandeira de Mello.
O Fórum terá dois painéis – “GLP: Aliado no Combate à Pobreza Energética” e “Desrespeitos às normas da ANP e impactos no direito do consumidor”. O primeiro bloco trará um breve relato sobre a matriz energética residencial pela EPE; o acesso ao GLP e desafio do combate à pobreza energética em relação ao preço e ao programa social; restrições ao uso do GLP e impacto na demanda; e o GLP como aliado na transição energética. Já o segundo painel terá debates sobre preços livres, concorrência leal e barreiras estruturais; regulação econômica vigente pró-consumidor, como garantia de segurança e eficiência; estabilidade regulatória; e propostas temerárias que podem trazer desarticulação do setor e risco ao consumidor.

Para se inscrever no 11º Encontro do Fórum Permanente de GLP, basta acessar o link: Link

SINDIGÁS

O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo – Sindigás foi criado em 1974 com a finalidade de estudar, coordenar, proteger e representar a categoria diante da sociedade brasileira e nas diversas esferas dos governos federal, estadual e municipal. Além disso, o Sindigás busca uma maior colaboração junto aos poderes públicos, associações e entidades sindicais, de todos os níveis, no sentido da solidariedade social e de sua subordinação aos interesses nacionais.
Hoje, o Sindigás conta com oito empresas associadas (Amazongás, Consigaz, Copa Energia, Fogás, Gaslog, Nacional Gás, Supergasbras e Ultragaz), que atuam em todas as regiões do país. Empresas jovens, que só recentemente entraram no mercado nacional; e empresas com mais de meio século de experiência em produção e comercialização de botijões. Juntas, elas representam quase 100% do mercado total de GLP brasileiro. São empresas que oferecem ao consumidor uma larga tradição de confiabilidade de suas marcas e que têm a responsabilidade de assegurar, há mais de 80 anos, o abastecimento da população brasileira em todos os pontos do território nacional. Saiba mais em Link .
Serviço: 

Evento: Fórum Permanente do GLP

Data: 19 de outubro

Horário: 8h às 13h

Local: Hotel Hilton Copacabana

Endereço: Av. Atlântica, 1020 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Link de inscrição: Link

Programação:

8h: CREDENCIAMENTO 

8h30: MESA DE ABERTURA 

9h: 1º painel: GLP: Aliado no Combate à Pobreza Energética

Palestrante: Carlos Ragazzo (FGV).

Debatedores: Heloísa Borges (EPE), Pietro Mendes (MME) e Marcelo Colomer (UFRJ).

Moderador: Antonio Marcos Umbelino Lobo (ULAC).

10h30: Coffee-break

10h45: 2º painel: Desrespeitos às normas da ANP e impactos no direito do consumidor 

Palestrante: Daniel Raichelis (Dinamarco, Rossi, Beraldo e Bedaque Advocacia).

Debatedores: Francisco Nelson Castro Neves (ANP), Thiers Alves (ANP) e Claudia Viegas (A&M Infra and Capital Projects).

Moderador: Sergio Bandeira de Mello (Sindigás).

12h15: ENCERRAMENTO

 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *