Setcesp lança Jornada da Sustentabilidade para estimular temática no setor de transporte
Diante da importância que o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) desempenha no cenário nacional pela movimentação de 65% de todos os produtos produzidos, o setor tem aumentado a sua preocupação com os impactos dessa atividade no meio ambiente e na sociedade. Com o objetivo de fomentar práticas mais sustentáveis, responsáveis, éticas e alinhadas aos valores do ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) abre inscrições para a Jornada da Sustentabilidade.
O evento acontecerá nos dias 05 (Dia Mundial do Meio Ambiente) e 06 de junho e está dividido em duas partes: a primeira em formato de painéis e debates, enquanto a segunda contará com Workshops. Se o participante desejar, ele pode selecionar quais dos três eventos ele fará parte. “Para este ano, a ideia é que os participantes tenham uma imersão na temática do ESG, que é tão importante em nossa realidade. Além disso, precisamos dar atenção principalmente às diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, afirma o presidente do Setcesp, Adriano Depentor.
Na primeira parte do evento está organizado o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no TRC, no dia 05 de junho, das 8h30 às 13h30, com painéis imersivos e especialistas renomados para debater os principais temas da agenda ESG e Segurança Viária.
Para quem deseja aplicar na prática essas ações, o Setcesp organizou dois Workshops, um em cada dia de evento. O primeiro, intitulado “ESG na Prática: da materialidade ao impacto”, tratará sobre a identificação e mapeamento dos impactos sociais, ambientais e de governança das empresas, além de auxiliar os participantes a definir metas e ações estratégicas para o desenvolvimento sustentável.
Já o segundo, que ocorre no dia 06 de junho, abordará a temática “Inventário de Emissões: transformando dados em estratégias”. Nesta oficina, os participantes poderão se aprofundar na metodologia para realizar o inventário de emissões de gases de efeito estufa, transformando dados em ações estratégicas para reduzir o impacto ambiental e otimizar custos.
De acordo com a coordenadora da comissão de sustentabilidade do Setcesp, Fernanda Veneziani, os Workshops têm o objetivo de proporcionar um conteúdo prático e aplicado, com foco na realidade do TRC. “Quem participar das atividades encontrará exercícios e ferramentas para auxiliar na implementação das estratégias; palestrantes experientes e renomados no setor de sustentabilidade e transportes; e oportunidade de Networking”.
Tanto o Encontro quanto as oficinas são eventos independentes e cada um pode ser adquirido individualmente. O Encontro ESG será gratuito para associados, porém, não associados também podem participar. Já os Workshops podem ser adquiridos individualmente ou pelo combo dos dois dias.
As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 05 de junho. Para se inscrever no Encontro ESG clique aqui e para os Workshops clique aqui. Para mais informações, fale com Luana Anjos pelo telefone (11) 2632-1061 ou pelo e-mail: luanaanjos@setcesp.org.br.
Sobre o SETCESP
Fundado em 1936, o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região (SETCESP) é fruto da união de empresários do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) atuantes na rota entre São Paulo e Santos que necessitavam de uma entidade que fosse intérprete central da luta pelos direitos do segmento. Hoje, com 88 anos, é o maior sindicato patronal do setor na América Latina e protagonista de uma história com grandes conquistas e credibilidade reconhecida por transportadores, por órgãos governamentais e por representantes da esfera política.
Sempre atualizado nas constantes demandas do TRC, o Setcesp é crucial para o desenvolvimento da categoria. É atuante não apenas nos 50 municípios que representa na Grande Região Metropolitana de São Paulo, mas também em todo o Brasil. Além disso, a entidade oferece total apoio às mais de 39.000 empresas que representa com informações atualizadas, estudos técnicos, treinamentos, palestras e consultorias jurídica, econômica e operacional, dentre outros serviços.