Reunião do secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz (à direita) com o ministro espanhol das Finanças, Carlos Cuerpo (à esquerda) |
|
Na manhã da quinta-feira, 7, a Secretaria de Negócios Internacionais do Estado de São Paulo esteve presente no Encontro Empresarial Brasil-Espanha. Durante o evento realizado no Palácio Tangará, o secretário Lucas Ferraz reuniu-se com o ministro de Economia espanhol, Carlos Cuerpo, e com a secretária de Estado de Comércio, Xiana Mendez. O objetivo do encontro foi atrair mais investimentos do país europeu para o Brasil, especialmente ao Estado de São Paulo.
Painel dedicado ao programa de política industrial “Nova Indústria Brasil” |
|
Além das reuniões realizadas, o secretário Lucas Ferraz também participou de um painel dedicado ao programa de política industrial “Nova Indústria Brasil”. O painel contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Uallace Moreira; do economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Igor Rocha; da economista chefe da Federação de Indústrias da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Samantha Ferreira e Cunha; e do conselheiro delegado da Neoenergia, Eduardo Capelastegui.
“Atualmente, temos uma oportunidade histórica de avançarmos na modernização e sofisticação de nossa indústria. Muito diferente do que ocorreu no início da industrialização do país, nos anos 50, a transição energética no mundo nos coloca numa posição de claras vantagens comparativas, seja na América Latina, no Brasil e, particularmente, no Estado de São Paulo”, comentou o secretário Lucas Ferraz.
Os principais temas debatidos durante o encontro foram as oportunidades de aproximação entre os dois países nas áreas de novas tecnologias, transição energética sustentável, infraestrutura e acordos bilaterais e regionais. Estes temas são pontos importantes para a expansão de investimentos em outras áreas estratégicas tanto para o Brasil quanto para a Espanha.
O encontro contou ainda com a presença do Presidente do Governo Espanhol, Pedro Sánchez; ministro dos Transportes do Brasil, Renan Filho; diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudanças Climáticas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil (BNDES), Luciana Costa; presidente da Câmara Oficial de Comércio da Espanha no Brasil, Marcos Madureira; presidente da Câmara de Comércio Brasil-Espanha, Trinidad Jiménez; diretor para a América Latina e Caribe da Comissão Europeia, Félix Fernández-Shaw, entre outros.
São Paulo e Espanha
A corrente comercial entre São Paulo e Espanha corresponde a 18,2% do comércio bilateral entre o Brasil e o país europeu. São Paulo é o estado brasileiro que mais importa da Espanha e o terceiro que mais exporta para o país, atrás apenas do Rio de Janeiro e do Mato Grosso. Os municípios paulistas que mais exportam para a Espanha são Ilhabela, São José dos Campos, São Sebastião, Pindamonhangaba e Guarulhos.