Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: SÃO PAULO ENFRENTARÁ NOVOS APAGÕES, COMO CONFIAR NAS REDES AÉREAS DE ENERGIA É POSSÍVEL CONVERTÊ-LAS PARA SUBTERRÂNEAS?
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Ultimas Notícias

SÃO PAULO ENFRENTARÁ NOVOS APAGÕES, COMO CONFIAR NAS REDES AÉREAS DE ENERGIA É POSSÍVEL CONVERTÊ-LAS PARA SUBTERRÂNEAS?

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 17 de novembro de 2023
Compartilhar
Compartilhar

 

Como resolver o problema de confiabilidade das redes aéreas de energia? É factível esperar que 17 mil km de rede aérea seja convertida para subterrânea? Como ficam os desafios financeiros, geográficos e regulatórios para viabilizar melhorias e enfrentar as crescentes demandas de uma sociedade cada vez mais dependente da energia elétrica? Juliano Gonçalves é engenheiro eletricista, Head da Divisão de Cabos Megger Brazil e sua atuação no mercado de energia acontece há 25 anos com foco em confiabilidade de redes, melhoria de desempenho e redução de custos.

Com vasta experiência no setor de energia, Juliano foi o responsável pela Rede Subterrânea da cidade de São Paulo, liderando a conversão de rede aérea por subterrânea das avenidas Rebouças, 9 de Julho, Cidade Jardim, Faria Lima, e das ruas Amauri e Oscar Freire, entre os anos de 2003 e 2006. Liderando a iniciativa da AES Eletropaulo (hoje Enel SP) ele viu de perto os inúmeros desafios enfrentados pela equipe, moradores, comerciantes e transeuntes locais. “Esse projeto durou cerca de três anos, mobilizou um exército de profissionais e tornou tudo caótico. Transformou essas avenidas em um canteiro de obras e impactou todas as casas e comércios local para instalação de infraestrutura (eletricidade, telefone, internet, entre outras) e ajustes com obras civil e elétrica” – lembra.

 

Revivendo essa memória e vendo de perto os inúmeros problemas recentes em virtude da queda de árvores, vendaval, chuvas fortes e muitas horas sem energia elétrica, Gonçalves reforça que apresentar a conversão de rede aérea para subterrânea como solução de curto/médio prazo é, no mínimo, uma visão inocente, se não for populista ou parcial. “Isso sem falar dos custos associados à escavação, instalação de novos sistemas subterrâneos e remoção de infraestrutura existente são significativos e impraticáveis” – alerta.

 

Porém, com essas mudanças climáticas se tornando cada vez mais frequentes e severas, a vertical segurança vai saltar à vista e será um importante acelerador desse processo de mudança, inclusive porque já existem tecnologias disponíveis no mercado que podem ser aplicadas no Brasil. “As soluções factíveis vão desde sensores com monitoramento, manobra remota ou automática de trechos de rede, até simulações através de Gêmeos Digitais, que permitem simular situações de catástrofes como enchentes, vendavais, terremotos, sobrecargas, perda de alimentadores, entre outros, ou o monitoramento autônomo e detalhado a respeito do crescimento e saúde das árvores semelhante ao do google street view, fornecendo informações para atuação cada vez mais preventiva do que corretiva.” – pontua.

 

Por fim, o Head da Divisão de Cabos da Megger no Brasil alerta que uma política de viabilização de novas redes subterrâneas nas cidades deve ser discutida e fomentada o quanto antes, uma vez que se prevê novos e possíveis problemas de energia elétrica nos próximos dias.

 

Conheça Juliano Gonçalves: engenheiro eletricista e Head da Divisão de Cabos Megger Brazil possui 25 anos de experiência no mercado de energia com foco em confiabilidade de redes, melhoria de desempenho e redução de custos; gerenciamento de subestações e linhas de transmissão, manutenção e expansão de redes de distribuição subterrâneas e aéreas, prevenção de perdas de energia. Sólida experiência em projetos internacionais de redesenho de processos multi-sites, com foco em otimização, automação, padronização e ganho de eficiência. Nos últimos 15 anos está focado em obter resultados expressivos por meio de manutenção preventiva, inovação, digitalização, automação, melhoria de processos e desenvolvimento de pessoas conduzindo projetos ao redor do mundo.

Você Pode Gostar

Samsung inicia Pré-Registro para o novo Galaxy no Brasil
Pacto Global da ONU – Rede Brasil lança Reflorestar o Corporativo, ação inédita de empregabilidade indígena no país
Avisos de licitação são publicados para obras de Infraestrutura em Crisópolis e em Salvador
Chepe Putzu desembarca na Venezuela para reforçar missão humanitária que já mobilizou mais de 1.300 Legendários após terremoto
Rei de Oyó visita a Bahia e celebra laços históricos entre Brasil e Nigéria
Últimas notícias da Semana
Aconteceu deu no Conexaoin

Tio-avô é preso por suspeita de abusar sexualmente e matar sobrinho-neto de 6 anos

Rita Moraes
Rita Moraes
8 de julho de 2026
Influenciadora e modelo brasileira morre ao cair do 27° andar de prédio em Dubai
Morre jogador da Seleção da África do Sul, que jogou na Copa do Mundo 2026
O Brasil tem quase R$ 12,5 trilhões em imóveis públicos parados e paga para não usar o que já seu
Cozinheira de pousada segue desaparecida em Ubatuba
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Ultimas Notícias

Transição energética: Brasil ganha 1º Centro de Competência em Hidrogênio de baixa emissão de carbono

1 de julho de 2026
Ultimas Notícias

FÉRIAS ESCOLARES – Brincadeira com pipas reforça importância de lazer seguro e convivência familiar

1 de julho de 2026
Ultimas Notícias

DOS GRAMADOS AO AEROPORTO: CRISTIANO RONALDO E VINI JR. SÃO ESCOLHIDOS COMO OS COMPANHEIROS DE VIAGEM DOS SONHOS DO BRASILEIRO, REVELA O KAYAK

29 de junho de 2026
Ultimas Notícias

Avião Solidário da LATAM chega ao país com equipes de emergência e ajuda humanitária para vítimas do terremoto

27 de junho de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Morre jogador da Seleção da África do Sul, que jogou na Copa do Mundo 2026
Patroa é presa temporariamente pela polícia: ex-cozinheira está desaparecida após pegar carona
Ginecologista é preso suspeito de usar óculos com câmera para filmar paciente durante consulta em Salvador
Ex-ministra do Reino Unido é encontrada morta em casa; polícia prende suspeito de assassinato

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites