Santa Casa Ruy Barbosa apresenta cases de sucesso em evento de entidades filantrópicas

Santa Casa Ruy Barbosa apresenta cases de sucesso em evento de entidades filantrópicas

 

 

Com 74 anos de serviços prestados à saúde da população baiana, a Santa Casa Ruy Barbosa, instituição beneficente e sem fins lucrativos, participou do VI Benchmarking e Fórum de Saúde da Bahia e Ceará, promovido pela Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas da Bahia (Fefsba), em Salvador, nos dias 10 e 11 de outubro. O evento reúne anualmente representantes de todo o estado.

Nos dois dias, foram apresentados três cases de sucesso do Instituto de Nefrologia Alayde Costa (INAC), nas categorias humanização, gestão de custos e pesquisa assistencial. A coordenadora da Comissão de Humanização, Dammilys Monte falou sobre o projeto “Seu Bem-Estar é o Nosso Tesouro”, pensado para atender pacientes renais de longa permanência, visando a humanização do tratamento e a melhoria da qualidade de vida. A iniciativa busca criar um ambiente acolhedor e solidário, onde os pacientes possam se sentir valorizados e ouvidos, a partir de apoio psicológico, oficinas de arte, terapia ocupacional e palestras sobre saúde e autocuidado.

A coordenadora de enfermagem das unidades de internação do INAC, Tauane Alencar, apresentou o case Capitão da Prevenção de Lesão por Pressão (LP), na categoria Pesquisa Assistencial, que aborda a importância da prevenção de lesões na pele e/ou tecidos moles adjacentes. Analisando o impacto que a LP causa na vida do paciente, a Comissão de Pele estabeleceu que às quartas-feiras um profissional assistencial é eleito para assumir a função de capitão da Prevenção, com a missão de mobilizar, estimular e engajar o time a identificar os pacientes com risco de desenvolver lesão, na avaliação e instituição de medidas preventivas, buscando manter a integridade da pele do paciente.

O terceiro case apresentado foi o de gestão de custos, apresentado pela coordenadora de Farmácia do INAC, Adriana Melo. O projeto reforça a importância da colaboração entre a farmácia clínica e o Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA) implantado na unidade, demonstrando como a gestão adequada dos antimicrobianos pode reduzir a resistência bacteriana, melhorar a saúde dos pacientes e gerar economia significativa para a instituição.

Estiveram presentes representando a Irmandade Santa Casa Ruy Barbosa, a provedora Maristela Alencar e o integrante do Conselho Administrativo, Rodrigo Matos. Participaram também o gerente administrativo do Hospital Regional de Ruy Barbosa, Lucas Henrique, o diretor administrativo do INAC, Evaristo Costa, e a diretora operacional do INAC, Daniele Nascimento.

Fotos: Walber Sales

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *