Santa Casa Ruy Barbosa apresenta cases de sucesso em evento de entidades filantrópicas
Com 74 anos de serviços prestados à saúde da população baiana, a Santa Casa Ruy Barbosa, instituição beneficente e sem fins lucrativos, participou do VI Benchmarking e Fórum de Saúde da Bahia e Ceará, promovido pela Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas da Bahia (Fefsba), em Salvador, nos dias 10 e 11 de outubro. O evento reúne anualmente representantes de todo o estado.
Nos dois dias, foram apresentados três cases de sucesso do Instituto de Nefrologia Alayde Costa (INAC), nas categorias humanização, gestão de custos e pesquisa assistencial. A coordenadora da Comissão de Humanização, Dammilys Monte falou sobre o projeto “Seu Bem-Estar é o Nosso Tesouro”, pensado para atender pacientes renais de longa permanência, visando a humanização do tratamento e a melhoria da qualidade de vida. A iniciativa busca criar um ambiente acolhedor e solidário, onde os pacientes possam se sentir valorizados e ouvidos, a partir de apoio psicológico, oficinas de arte, terapia ocupacional e palestras sobre saúde e autocuidado.
A coordenadora de enfermagem das unidades de internação do INAC, Tauane Alencar, apresentou o case Capitão da Prevenção de Lesão por Pressão (LP), na categoria Pesquisa Assistencial, que aborda a importância da prevenção de lesões na pele e/ou tecidos moles adjacentes. Analisando o impacto que a LP causa na vida do paciente, a Comissão de Pele estabeleceu que às quartas-feiras um profissional assistencial é eleito para assumir a função de capitão da Prevenção, com a missão de mobilizar, estimular e engajar o time a identificar os pacientes com risco de desenvolver lesão, na avaliação e instituição de medidas preventivas, buscando manter a integridade da pele do paciente.
O terceiro case apresentado foi o de gestão de custos, apresentado pela coordenadora de Farmácia do INAC, Adriana Melo. O projeto reforça a importância da colaboração entre a farmácia clínica e o Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA) implantado na unidade, demonstrando como a gestão adequada dos antimicrobianos pode reduzir a resistência bacteriana, melhorar a saúde dos pacientes e gerar economia significativa para a instituição.
Estiveram presentes representando a Irmandade Santa Casa Ruy Barbosa, a provedora Maristela Alencar e o integrante do Conselho Administrativo, Rodrigo Matos. Participaram também o gerente administrativo do Hospital Regional de Ruy Barbosa, Lucas Henrique, o diretor administrativo do INAC, Evaristo Costa, e a diretora operacional do INAC, Daniele Nascimento.
Fotos: Walber Sales
Deixe um comentário