Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Salvador avança na pesquisa clínica e recruta pacientes com doenças intestinais e obesidade para estudo gratuito e inovador
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Saúde

Salvador avança na pesquisa clínica e recruta pacientes com doenças intestinais e obesidade para estudo gratuito e inovador

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 29 de abril de 2026
Compartilhar
Compartilhar

 

A busca por novas abordagens terapêuticas para doenças inflamatórias intestinais (DIIs) ganha um importante capítulo em Salvador. A Cliagen – clínica do Grupo CITA voltada aos cuidados da saúde digestiva – está recrutando pacientes com colite ulcerativa ou Doença de Crohn que também convivem com sobrepeso ou obesidade para participar de um estudo clínico internacional e gratuito. A iniciativa abre caminho para avanços no tratamento de condições complexas que impactam diretamente a qualidade de vida, especialmente quando associadas a fatores metabólicos.

 

 

O estudo, conduzido pela farmacêutica Eli Lilly and Company em parceria com a clínica baiana, irá avaliar a eficácia do uso combinado de dois medicamentos em pessoas com essas doenças ativas. “Para participar, é necessário ter entre 18 e 70 anos; diagnóstico confirmado há pelo menos três meses; sobrepeso com índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 27 kg/m², além de alguma condição associada, como hipertensão, diabetes ou colesterol elevado; ou obesidade com IMC igual ou superior a 30 kg/m²”, detalha a médica gastroenterologista e responsável pelo estudo em Salvador, Genoile Santana. Segundo a especialista, a proposta é investigar se a combinação terapêutica pode oferecer benefícios mais amplos, especialmente em pacientes que apresentam desafios adicionais relacionados ao peso.

As DIIs, como a colite ulcerativa e a Doença de Crohn, são caracterizadas por inflamações crônicas no trato digestivo, exigem acompanhamento contínuo e, quando associadas ao sobrepeso ou obesidade, podem se tornar ainda mais difíceis de controlar. Segundo Mary Carmen Silveira, coordenadora da pesquisa clínica, essa iniciativa é fundamental para ampliar as opções de tratamento e entender melhor como diferentes perfis de pacientes respondem às terapias e também reforça o papel de Salvador no cenário científico, oferecendo uma oportunidade concreta para pacientes contribuírem com a inovação em saúde. Pessoas interessadas em obter mais informações ou descobrir se tem o perfil qualificado para a pesquisa devem entrar em contato através do número: 71 9 9957-8720.

*Grupo CITA*

O Grupo CITA – Centros Integrados de Terapia Assistida é uma holding de clínicas especializadas no cuidado de doenças raras e autoimunes e tem como missão cuidar da saúde das pessoas e das pessoas da saúde, oferecendo um atendimento humanizado e integral, com suporte interdisciplinar que abrange prevenção, diagnóstico e tratamento. Com uma equipe altamente qualificada e presença nas cidades de São Paulo e Salvador, o grupo se destaca pelos altos padrões de qualidade, excelência em gestão e segurança no atendimento médico, contando com selos de certificação e acreditação ONA. Na capital paulista, integra o Grupo CITA a clínica EV CITI, e em Salvador, as unidades Novaimuno, IBIS e Cliagen. Atuando em especialidades como Reumatologia, Dermatologia, Neurologia, Gastroenterologia e Alergologia, o Grupo CITA reafirma seu propósito de transformar a experiência em saúde, unindo ciência, inovação e acolhimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

*Informações à imprensa: Lume Comunicação Integrada*
Catharine Matos: assessoria@lumecomunicacaointegrada.com.br || (74) 9 9139-6043
Sílvio Tudela: coordenacao@lumecomunicacaointegrada.com.br || (71) 9 9973-988
Cristina Barude: cristina@lumecomunicacaointegrada.com.br

Você Pode Gostar

Feira Saúde Mais Perto leva consultas e exames gratuitos para população do Subúrbio de Salvador
Anvisa aprova novo tratamento biológico para linfoma folicular
Câncer ligado ao tabagismo: internações crescem 15% na Bahia enquanto especialistas alertam para nova geração dependente da nicotina
Ação gratuita de combate ao câncer de pulmão acontece no centro de Salvador
Dra. Zuleica Guimarães participa como coautora em obra científica durante o 31º Congresso da SOGESP
Últimas notícias da Semana
Deu o que falar...

Plenária Nacional – Campanha “Por um Brasil sem Compra de Votos” Sexta-feira, 11/09, online

Rita Moraes
Rita Moraes
10 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Saúde

Acordar durante a cirurgia? Tatuagem impede anestesia na coluna? Especialista esclarece 10 mitos e verdades sobre anestesia

26 de agosto de 2026
Saúde

Estudo associa arroz e feijão a dieta mais saudável, barata e sustentável

20 de agosto de 2026
Saúde

Com 18 mortes confirmadas por febre maculosa em SP, especialista da UMC alerta para diagnóstico precoce e prevenção

11 de agosto de 2026
Saúde

Campanha de Multivacinação 2026 já começou e prossegue até 1º de setembro

10 de agosto de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Plenária Nacional – Campanha “Por um Brasil sem Compra de Votos” Sexta-feira, 11/09, online
Cerâmica molda novos objetos para a casa
adidas lança Adizero Dropset Pro, focado no treinamento híbrido, com experiências em São Paulo
Governo Federal anuncia a demarcação de 668 mil hectares para Unidades de Conservação na Amazônia

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites