Sade rompe hiato de 6 anos sem novas músicas para apoiar filho trans
A cantora Sade decidiu romper um hiato de seis anos sem lançar novas músicas. Com a canção “Young Lion”, a nigeriana fará parte de uma coletânea beneficenteorquestrada pela ONG Red Hot, que arrecada fundos para pessoas transexuais e não binárias.
Conhecida por sucessos como “Smooth Operator,” “Like a Tattoo,” “Kiss of Life” e “By Your Side,” a cantora apoiou o filho transexual desde pequeno.
O último lançamento da cantora foi em 2018, com o single Flowers Of The Universe, parte da trilha sonora do filme The Big Unknown.
O projeto “Transa” será disponibilizado nas plataformas digitais no dia 22 de novembro e contará com a participação de Sam Smith, André 3000 e Jeff Tweedy em uma lista que ultrapassa os 100 nomes. A participação da voz de “Smooth Operator” e “By Your Side” se dará, segundo a Variety, em forma de homenagem a Izaak Theo Adu, filho transgênero da cantora.
Com 46 faixas e colaborações de artistas como Hunter Shafer, Sam Smith e Clairo, Transa é descrita pela Red Hot como uma “jornada espiritual em oito capítulos“, com lançamento marcado para 22 de novembro de 2024. A coletânea celebra os presentes artísticos e humanos das pessoas trans, destacando a sua resiliência e liderança.
Em entrevista à revista norte-americana, o criador do projeto e diretor da Red Hot, Dust Reid, revelou que a intenção da coletânea é reunir todos os presentes que os artistas trans ofereceram ao mundo da música em um só disco.
“Esperávamos criar uma narrativa que posicionasse pessoas trans e não binárias como líderes em nossa sociedade, na medida em que o profundo trabalho interno que elas fazem para afirmar quem são em nosso clima atual. Sentimos que isso é algo que todos deveriam fazer”, declarou Reid.
“Não importa se você se identifica como trans ou não binário, ou não, se você tirasse um tempo para explorar seu gênero, entrar em contato com o lado sentimental de si mesmo, talvez tivéssemos um futuro orientado em torno de valores de comunidade, colaboração, cuidado e cura.”
“Young Lion” será a primeira música lançada por Sade desde 2018, quando “Flower Of The Universe” e “The Big Unkown” chegaram ao público. As canções fizeram parte das trilhas sonoras de “Uma Dobra no Tempo” e “As Viúvas”, filmes lançados naquele ano.
Cirurgia de ressignificão em 2019
Apesar de manterem detalhes da vida pessoal, Izaak comentou brevemente sobre a relação com Sade em uma publicação feita no Instagram, em 2019. “Obrigado por ficar ao meu lado nos últimos 6 meses, mamãe. Obrigado por lutar comigo para completar o homem que sou. Obrigado pelo seu incentivo quando as coisas estão difíceis, pelo amor que você me dá. O coração mais puro,” escreveu.
Sobre a Red Hot
A Organização Red Hot é uma organização internacional sem fins lucrativos, 501(c) 3, promotora da diversidade por meio da igualdade de acesso aos cuidados da saúde, promovendo suas ações por meio da cultura pop como uma das formas de divulgação e promoção. Desde a sua criação em 1989, muitos artistas, produtores e diretores contribuíram na realização de dezenas de álbuns de compilação, programas de televisão relacionados e campanhas beneficentes que arrecadaram doações além de 10 milhões de dólares destinados a conscientização e cuidados sobre HIV/ AIDS em todo o mundo.