Sabin recebe Prêmio GPTW como uma das 10 melhores empresas para se trabalhar na Bahia
Foto: Acervo Sabin
Na Bahia desde 2009, o Sabin Diagnóstico e Saúde foi eleito, mais uma vez, como uma das 10 melhores empresas para se trabalhar no estado. O reconhecimento foi confirmado por meio de pesquisa feita pela consultoria global Great Place To Work (GPTW), que analisa, anualmente, organizações em todas as regiões do Brasil a partir da avaliação dos próprios colaboradores. Para isso, são analisados quesitos como nível de confiança, desempenho da liderança, liberdade de construção e inovação e desenvolvimento individual e coletivo.
Neste ano, o prêmio “Melhores Empresas Para Trabalhar – Bahia 2024” foi recebido pela diretora Administrativa e de Pessoas do Grupo Sabin, Marly Vidal, e pela gestora do Sabin em Salvador, Agnaluce Silva, em uma cerimônia realizada nesta quarta-feira, 17, no Fera Palace Hotel, localizado na Rua Chile, no Centro Histórico da capital baiana.
Ao todo, 51 empresas participaram da pesquisa da 11ª edição da GPTW, que divulgou a lista de “Melhores Empresas e o Ranking Bahia 2024”. Dentre elas, destacam-se as de médio porte, como o Sabin, que ficou na sexta posição. A empresa – está presente em Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães – é reconhecida pela GPTW, desde 2015, pelo compromisso com a cultura humanizada e por ter um ambiente de trabalho pautado em respeito, ética e cuidado.
Para chegar à lista final das melhores empresas para se trabalhar na Bahia, a consultoria realiza algumas etapas de avaliação. A primeira é de inscrição no processo de certificação, seguida da aplicação de uma pesquisa online com os colaboradores. Se a companhia alcançar 70% no índice de confiança, dentro da amostra mínima dos respondentes, é certificada com o selo Great Place to Work. Em seguida, a consultoria faz a avaliação e ranqueamento da lista de premiação.
A diretora Administrativa e de Pessoas do Grupo Sabin, Marly Vidal, enfatiza que o reconhecimento da GPTW reflete o compromisso da empresa em manter uma cultura humanizada e um ambiente de trabalho ético e cuidadoso. “Este ano, o Grupo Sabin – que já está presente no Distrito Federal e em 14 estados – completa quatro décadas de dedicação à saúde e às pessoas. E esse cuidado se reflete na busca de ter um ambiente de trabalho saudável, valorizando e respeitando os colaboradores. Esse reconhecimento mostra que continuamos no caminho certo para ter uma atmosfera de desenvolvimento de nossos profissionais, incentivando o engajamento dos colaboradores e contribuindo para a retenção de talentos”, afirma.
Para alcançar esse nível de satisfação, o Sabin utiliza mecanismos importantes para receber feedbacks dos profissionais, incluindo escuta ativa e ferramentas internas específicas para essa finalidade. A empresa também desenvolve programas e projetos que valorizam um ambiente diverso e de inclusão. Um exemplo é o Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão, que dá voz aos colaboradores, e é fundamentado em cinco pilares estratégicos: mulher, étnico-racial, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e gerações. “Essas ações permitem entender as necessidades dos nossos profissionais, fortalecendo um ambiente organizacional humanizado, porque acreditamos que um espaço acolhedor e plural e a habilidade de incluir e trabalhar com as diferenças potencializam a capacidade do Sabin de cuidar e de servir de forma empática”, pontua Marly.
A gestora do Sabin em Salvador, Agnaluce Silva, também salienta que um modelo de liderança baseado na construção de confiança fortalece ainda mais o compromisso da empresa em ter um ambiente que proporciona integridade das pessoas. “O Sabin desenvolve diversas ações em prol dos colaboradores, apoiando o desenvolvimento e oferecendo oportunidades de carreira. Além disso, a empresa possui programas de promoção da saúde, ações que envolvem a família, e uma cultura que celebra conquistas pessoais e profissionais. Tudo isso evidencia o apreço e o reconhecimento pelos esforços individuais de nossas equipes, o que faz com que esse engajamento seja reconhecido por meio dessa premiação”, pontua ela.
Com o propósito de inovar, servir e inspirar as pessoas a cuidar de pessoas, o Sabin estende suas ações para além dos colaboradores, envolvendo fornecedores e clientes. A ideia, segundo Agnaluce, é valorizar todas as pessoas envolvidas com as atividades da empresa, reconhecendo e valorizando. “Dessa forma, todos que têm um envolvimento direto e indireto com o Sabin são prestigiados”, afirma Agnaluce.
Sobre o Grupo Sabin
Referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje, conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.
Presente em 14 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental nas cidades onde está presente, em 353 unidades distribuídas de norte a sul do país.
O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra um portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo. Além disso, contempla também serviços de atenção primária, contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, com a Amparo Saúde, e a plataforma integradora de serviços de saúde – Rita Saúde – solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.
Deixe um comentário