Rosental Alves recebe prêmio Amigo da Imprensa | Google vai usar energia nuclear para reduzir impacto ambiental da IA | Condenação histórica no Peru
O veterano jornalista brasileiro Rosental Calmon Alves recebeu na quinta-feira, 18, na Argentina, o prêmio Grande Amigo da Imprensa 2024 da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), em reconhecimento ao trabalho do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, fundado em 2002 e dirigido por ele até hoje.
O Knight funciona na Universidade do Texas, em Austin, onde Alves passou a lecionar em 1996, após uma longa carreira no jornalismo brasileiro e como correspondente internacional em vários países.
Sob seu comando, o centro é responsável por eventos, publicação de livros e realização de conferências e treinamentos online gratuitos que facilitam a troca de experiências entre jornalistas de diversas formações, contribuindo para o desenvolvimento do jornalismo nas Américas.
Desde que foi para os EUA, Rosental Calmon Alves tornou-se uma figura central na formação de novos profissionais e no fortalecimento da liberdade de imprensa na América Latina, ocupando a Cátedra UNESCO em Comunicação e a Cátedra Knight em Jornalismo na Escola de Jornalismo do Moody College of Communication da Universidade do Texas.
Com um currículo que inclui a presidência da Orbicom (rede global de Cátedras UNESCO em Comunicação) e o cargo de presidente do conselho do Maria Moors Cabot Awards na Universidade de Columbia, Rosental integra conselhos de instituições renomadas como a Nieman Foundation for Journalism, em Harvard, e o International Consortium of Investigative Journalists.
Prêmio ao Knight foi recebido pelo jornalista brasileiro em Córdoba
A entrega do prêmio foi feita durante a Assembleia anual da Sociedade Interamericana de Imprensa, em Córdoba.
O presidente da SIP, Roberto Rock, justificou a escolha destacando o papel do Centro Knight para o fortalecimento da imprensa nas Américas mediante o fomento de uma cultura de excelência no campo jornalístico.

Rosental Alves lançou a iniciativa em 2002 graças a uma doação de US$ 2 milhões recebida da John S. e James L. Knight Foundation.
O grande destaque da atuação do Knight é seu programa de ensino a distância, que se consolidou como líder mundial em cursos online de jornalismo, a maioria deles gratuitos.
Desde seu início, o programa treinou mais de 325 mil participantes em mais de 200 países e territórios, usando a metodologia de Massive Open Online Courses (MOOCs) para oferecer uma educação acessível e de alta qualidade a jornalistas e cidadãos interessados em aprimorar suas habilidades.
Originalmente focado em atender jornalistas da América Latina e do Caribe, o Centro Knight expandiu sua atuação para o âmbito global e passou a oferecer cursos em temas de ponta como Inteligência Artificial, técnicas de jornalismo digital, checagem de fatos e visualização de dados.
O Knight realiza ainda conferências e simpósios e publica livros sobre jornalismo.