Riviera de São Lourenço é referência em infraestrutura litorânea

Riviera de São Lourenço é referência em infraestrutura litorânea

 

Dentre as 279 cidades litorâneas brasileiras, 162, ou 58%, tiveram crescimento populacional superior à média nacional de 6,45%, entre os censos de 2010 e de 2022, realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A escalada, apontada em estudo da Geofusion, é justificada pela busca de oportunidades de negócios, conforto e qualidade de vida em destinos paradisíacos, inclusive na temporada de verão, feriados ou finais de semana.
No Estado de São Paulo, dos nove municípios da Baixada Santista, Santos é o mais populoso, com 418.608 habitantes. Porém, Bertioga é líder quando o assunto é maior percentual de crescimento populacional (34,7%), com 64.188 moradores ante 47.645 registrados no Censo de 2010. Quase um quarto da sua população concentra-se no bairro Riviera de São Lourenço, que apresenta média fixa de 15 mil pessoas durante o ano, chegando ao pico de 80 mil em épocas especiais, como Ano Novo. Mesmo com alta movimentação, o empreendimento mantém a qualidade e continuidade dos atendimentos com sucesso, garantindo tranquilidade aos residentes e visitantes.
A elevada concentração de pessoas implica desafios históricos para as cidades, inclusive as praianas, podendo sobrecarregar os sistemas de saneamento e limpeza urbana, gerar congestionamentos e aumentar os gargalos de infraestrutura. Vários municípios litorâneos muitas vezes não conseguem preparar-se para a “alta temporada”.
Nesse cenário, destaca-se a infraestrutura da Riviera de São Lourenço, de Plano Urbanístico realizado pela Sobloco Construtora em Bertioga, que foi planejada e executada para atender toda a população, inclusive nas épocas de pico. Além do sistema de saneamento, que trata 100% dos esgotos gerados e distribui água tratada para toda sua população, o bairro possui centros de compras, escolas, ruas limpas e conservadas, malha cicloviária com mais de oito mil metros à beira de canais, avenidas e das amplas áreas verdes preservadas, serviços de bicicletas compartilhadas, equipamentos esportivos e ampla rede de comércio e serviços.
Essa excelente infraestrutura é modelo de desenvolvimento sustentável, ao integrar governança e ampla cartela de serviços com comodidades excepcionais no litoral, incluindo espaços seguros e organizados com comércios bem-localizados e conectados por vias limpas e adequadas para trânsito fluido. O bairro é fruto do planejamento a longo prazo realizado pela Sobloco, em consonância com a gestão exemplar da Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço, que aloca mais de 500 pessoas, para manter as atividades operacionais, proporcionando maior tranquilidade e temporadas harmoniosas.
Todos esses trabalhos consolidam a Riviera como bairro único no mundo, mantenedor de um Sistema de Gestão Ambiental eficiente certificado pela Norma ISO 14001 há mais de 23 anos. Dispõe de ampla infraestrutura, abrangendo moderno sistema de captação, tratamento e distribuição de água; sistema completo de coleta, recalque e tratamento de esgotos, servidos por uma rede subterrânea que soma mais de 118 km; laboratório de controle ambiental para o monitoramento das águas (canais de drenagem, mar, água distribuída e esgotos tratados); ampla malha canais e canaletas de drenagem que evitam alagamentos e inundações; e programas educativos independentes de preservação do meio ambiente, voltados à conscientização da população.
Em decorrência do planejamento e da boa gestão, nas últimas quatro décadas, nunca faltou água na Riviera. Além disso, a praia de São Lourenço conta sistematicamente com a bandeira verde da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Por todos esses diferenciais, o bairro proporciona momentos agradáveis em meio à natureza, seja pedalando pelas ciclovias ou caminhando pelas extensas áreas verdes. A qualidade de vida local reflete o compromisso da comunidade em oferecer espaços que promovam o bem-estar e a harmonia com o meio ambiente.

Coleta seletiva, reciclagem de resíduos

A gestão da Riviera inclui, ainda, cuidados com os resíduos sólidos. A coleta seletiva, preparação e separação dos materiais gerados dentro do empreendimento são realizadas pela Associação dos Amigos, iniciativa importante na defesa do meio ambiente.

Dentre as atividades, destacam-se os serviços de coleta dos recicláveis, e resíduos vegetais, como podas de jardins. Adicionalmente à coleta, existem Postos de Entrega Voluntária (PVEs) para receber descarte de vidros, papel, papelão, plásticos, latinhas de alumínio e óleo de cozinha usado, que pode ser colocado dentro de garrafas PET.

Somente em 2023, 457 toneladas de resíduos foram encaminhadas para reciclagem de maneira autônoma, sem custo algum para o poder público. Isso equivale aproximadamente ao peso de 91 elefantes em materiais que deixam de sobrecarregar o sistema municipal de limpeza urbana. A receita da comercialização dos recicláveis recolhidos no território do bairro é destinada à Fundação 10 de Agosto, entidade sem fins lucrativos responsável por organizar ações beneficentes e trabalhos de impacto social em Bertioga.

Mobilidade

O traçado viário possibilita um sistema eficiente de deslocamento, com vias largas, sem semáforos, e opções para quem quer evitar o uso de carro e ônibus. Para isso, as ciclovias podem ser acessadas a qualquer horário do dia com as bicicletas compartilhadas do sistema Rivibike, garantindo locomoção de fácil acesso pelas ruas, praças, jardins e ciclovia da Riviera.

A pedalada perfeita acontece com apoio de uma tecnologia moderna, com sistema de fácil utilização. São 60 bicicletas distribuídas em sete estações. O sistema é mantido pela Sobloco e Associação dos Amigos. O cadastro é feito online, com opções de planos. Informações sobre o Rivibike em: Link

Share this post