Reta final para a escolha da lata mais bonita do Brasil

Reta final para a escolha da lata mais bonita do Brasil

Cervejarias de todo o país estão ansiosas por conta do resultado da terceira edição do prêmio Lata Mais Bonita do Brasil. Promovido pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o concurso irá premiar no dia 8 de dezembro os mais belos rótulos que embalam cervejas produzidas em todo o país.

 

Responsável por envasar mais da metade de toda cerveja brasileira, a lata de alumínio é a embalagem mais sustentável do mercado. “A latinha de alumínio pode ser reciclada infinitas vezes e por isso se tornou símbolo incontestável de economia circular. Além disso, é uma embalagem extremamente versátil, que permite o desenvolvimento de diversas inovações em formatos e impressões e esse prêmio celebra os talentos que desenvolvem rótulos convidativos a uma experiência de consumo com um design criativo”, disse Cátilo Cândido, presidente executivo da Abralatas.

 

Dentre as finalistas, quatro são de São Paulo, três do Paraná, além de uma do Rio, uma de Minas Gerais e uma do Distrito Federal. Essas dez foram escolhidas dentre 237 rótulos inscritos de 85 cervejarias, representando 13 estados brasileiros.

 

Todas as inscritas foram avaliadas primeiramente por um júri especializado com profissionais de design, artes plásticas, artes visuais, marketing e merchandising, que avaliaram a criatividade, a beleza estética, a adequação ao produto e clareza na comunicação. Após a escolha dos jurados, foi a vez do público votar no site do concurso.

As dez finalistas do concurso Lata Mais Bonita do Brasil

 

Rafo Castro, artista visual e um dos jurados do concurso, explicou como está sendo o seu processo de escolha. “Primeiro levo em consideração a criatividade e a estética, gosto quando surgem ideias inusitadas que me surpreendem. Depois considero como está a informação e se há clareza no entendimento do rótulo e produto e por fim como seria visto no ponto de venda”, esclareceu.

 

Fábio Mestriner, designer, professor e escritor especialista em Design e Inteligência de Embalagem, também faz parte do corpo de jurados. Segundo ele, “o resultado do concurso reflete a qualidade do júri, por isso me preocupo muito com quais embalagens vão para a disputa final”. O profissional também explicou o seu processo de avaliação: “meu primeiro passo é separar as embalagens que tem chance das demais. Depois, atribuo importância maior para beleza estética pois este é o critério número um através do qual os consumidores formam sua percepção de valor da embalagem, conforme pesquisa da ABRE. O segundo ponto em importância com o mesmo peso para mim é adequação à categoria onde o produto concorre”, detalhou.

 

Os demais jurados do Prêmio são: André Fernandes (colecionador de latinhas de cerveja), Luís Celso Jr (jornalista e sommelier de cervejas), David Van Heuverswyn (diretor da Packaging Group e do Every Can Counts Europe), Lucien Debever (representante da GIE La Boite Boisson e diretor do Every Can Counts França), Michelle Monteiro (diretora da FSB Design), Thais Fagury (presidente da Abeaço), Aline Sousa e Claudete Costa, lideranças nacionais dos catadores.

 

Os premiados terão o direito de usar o selo da “Lata Mais Bonita do Brasil” e visita guiada a uma fábrica de latinhas. Além disso, há uma grande divulgação que possibilita ampla visibilidade aos participantes e aos premiados. É uma oportunidade única para as cervejarias participantes ampliarem o alcance dos seus rótulos e aumentarem o contato com importantes stakeholders do setor.

 

Resultado

O resultado final do Lata Mais Bonita do Brasil será divulgado em São Paulo no dia 8 de dezembro.

 

Apoiadores

O Prêmio conta com os apoios do Sindicato Nacional da Indústria Cervejeira (Sindcerv), Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Federação Brasileira das Cervejarias Artesanais e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e parceria com o Guia da Cerveja, Revista da Cerveja e Mondial de La Bière.

 

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