Raiz oleosa e pontas secas: como cuidar do cabelo misto
Especialista em saúde capilar, Andy Carneiro explica como equilibrar as diferenças do cabelo misto para deixar os fios saudáveis e bonitos
Seu cabelo é do tipo que fica oleoso na raiz de um dia para o outro, mas as pontas sofrem com ressecamento e frizz? Nem sempre é fácil manter o equilíbrio do cabelo misto, tipo que está presente na maioria dos brasileiros. Segundo o terapeuta capilar Andy Carneiro, este tipo de cabelo possui características opostas que demandam cuidados especializados, por isso, é fundamental escolher os produtos adequados. Já que fórmulas para cabelos oleosos podem acabar ressecando ainda mais as pontas, enquanto produtos hidratantes podem deixar o cabelo com aspecto pesado e excesso de óleo na raiz.
De acordo com Andy, é comum que o óleo se concentre na região da raiz, onde é produzido, mas tenha dificuldades em chegar até as pontas, principalmente em cabelos muito longos, fragilizados por processos químicos ou cacheados e crespos, já que a curvatura natural do fio faz com que a oleosidade chegue mais lentamente às pontas. “Alguns cabelos mistos são especialmente propensos ao aparecimento de caspa e pontas duplas, devido à combinação de oleosidade no couro cabeludo e ressecamento nas pontas. Por isso, cada cabelo vai demandar um protocolo de cuidados específico, levando em conta todas as suas características”, explica.
Andy compartilha algumas dicas de como cuidar do cabelo misto:
1) Utilize shampoos específicos
Escolher um shampoo que controle a oleosidade na raiz sem ressecar as pontas é essencial para manter o equilíbrio e a saúde dos cabelos. “O mais indicado nesses casos é apostar em shampoos mais adstringentes, pra realmente controlar a oleosidade do couro cabeludo, combinados com condicionadores e máscaras hidratantes e nutritivas, que depositam os nutrientes nos fios sem acumular oleosidade”, conta Andy.
2) Condicionador nas pontas
Para manter um cabelo saudável e equilibrado, é fundamental aplicar condicionador ou máscaras hidratantes apenas nas pontas. Após lavar o cabelo com shampoo, retire o excesso de água e aplique o condicionador ou a máscara apenas nas extremidades. Deixe o produto agir pelo tempo recomendado e enxágue bem para evitar qualquer acúmulo de resíduos.
3) Evite lavar o cabelo com água quente
A alta temperatura da água pode estimular as glândulas sebáceas no couro cabeludo, resultando em um aumento da oleosidade na raiz. Ao mesmo tempo, a água quente tende a ressecar as pontas, deixando-as mais frágeis e propensas à quebra. Por isso, prefira lavar com água morna ou fria. Também é muito importante evitar dormir com os fios molhados, pois o hábito pode agravar problemas como caspa, dermatite e queda.
4) Aposte no cronograma capilar
Manter um protocolo potente de hidratação, nutrição e reconstrução é o segredo, segundo o especialista, para prevenir o ressecamento, a quebra e o aparecimento de pontas duplas. A hidratação profunda repõe a umidade e os nutrientes necessários, promovendo a elasticidade e a suavidade dos fios. Além disso, esse cuidado reduz a formação de frizz e melhora o brilho natural do cabelo, conferindo um aspecto mais saudável e bem-cuidado.
Andy Carneiro
Com 24 anos de experiência, Andy Carneiro é cabeleireiro com formação em terapia capilar pela Academia Brasileira de Tricologia (ABT) e em design de cor pela Pivot Point International. Especialista em saúde capilar e na realização da técnica de morena iluminada, ele atua promovendo o embelezamento de forma saudável, a partir de protocolos personalizados de acordo com as individualidades de cada pessoa, além de ser maquiador.
Crédito da foto: Freepik
Deixe um comentário