“Quebrando Mitos”, documentário sobre Bolsonaro, estreia no Canal Brasil
Filme de Fernando Grostein Andrade e Fernando Siqueira chega em versão inédita para mais exibições em janeiro
O documentário “Quebrando Mitos” dirigido por Fernando Grostein Andrade, Fernando Siqueira e Claudia Calabi chega em versão inédita ao Canal Brasil. O longa será exibido dia 30 de dezembro às 21h30.
Assista ao trailer aqui: https://www.instagram.com/
Focado na masculinidade catastrófica e frágil de Jair Bolsonaro, sob o ponto de vista de um casal LGBT, o filme disseca a trajetória do governante desde a sua criação na cidade de Eldorado, no interior de São Paulo, até as consequências devastadoras de suas políticas no país. Em 2025, o filme será exibido também nos dias 01/01 às 20h30 e 02/01 às 19h. Confira todas as datas de exibição abaixo:
Quebrando Mitos (2024) – Canal Brasil
30/12/2024 – 21h30
01/01/2025 – 20h30
02/01/2025 – 19h
03/01/2025 – 17h45
04/01/2025 – 15h45
05/01/2025 – 10h30
O documentário traça um paralelo entre a vida de Andrade e a de Bolsonaro, alternando material de arquivo com novas imagens e entrevistas com políticos, jornalistas, pensadores, líderes sociais e ativistas, além de amigos de infância e pessoas próximas ao ex-presidente. O filme contou com a codireção de Cláudia Calabi, que foi responsável pelas filmagens na Amazônia e por conduzir parte das entrevistas realizadas no Brasil, contribuindo significativamente para a profundidade e riqueza do filme.
Quebrando Mitos foi inicialmente pré-lançado de forma inacabada, a apenas 15 dias da eleição presidencial. Essa versão preliminar ficou disponível no YouTube durante o período eleitoral e alcançou 1,1 milhão de visualizações. Após a eleição, o filme foi finalizado, incorporando não apenas o impacto que teve no processo eleitoral, mas também a conclusão desse momento histórico, com a posse do novo presidente. Agora, a versão definitiva e mais amadurecida chega ao público, estreando no Canal Brasil, parte da Globoplay + canais, trazendo novidades e um olhar ainda mais apurado sobre os acontecimentos.
“A masculinidade não precisa ser catastrófica. É importante dizer que isso não é uma crítica ao masculino, afinal sou um homem gay. Não estou falando que os homens não têm que participar do poder. Estou dizendo que o poder precisa ser dividido – cabe mais gente. Quando todo mundo olha uma coisa pelo mesmo lado, todo mundo só enxerga o mesmo ângulo. Quem perde é a sociedade, porque eliminamos assim a inteligência coletiva e diversa”, afirma Andrade.
O filme conta com uma trilha sonora original composta por Antônio Pinto, que dá o tom e a profundidade necessários à narrativa. O longa também inclui canções inéditas que complementam sua abordagem, como a canção “Califórnia”, criada por Fernando Siqueira, com participação do violoncelista Jaques Morelenbaum e também produzida por Fernando Grostein Andrade.
“Não é apenas um grande filme, brilhantemente realizado. É um documento fundamental para entender o Brasil. Sem exageros, Quebrando Mitos está ao lado de Terra em Transe e Cabra Marcado para Morrer como os melhores e mais impactantes filmes brasileiros que eu já vi.” — Jorge Furtado
Deixe um comentário