Projeto da UBS Vila Prel contribui com a redução dos níveis de glicose no sangue de 90% das pessoas com pré-diabetes e com diabetes
Intitulada “Grupo Doce Encontro”, iniciativa conta com cerca de 80 participantes por mês
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Prel, equipamento da Prefeitura de São Paulo administrado pelo Einstein, vem promovendo uma iniciativa voltada à conscientização sobre a alimentação saudável para melhorar a qualidade de vida das pessoas com pré-diabetes e diabetes acompanhadas pela unidade. Como resultado, desde a implementação do “Grupo Doce Encontro”, em julho de 2024, cerca de 90% das pessoas que participam da iniciativa apresentaram melhora nos índices glicêmicos.
Na UBS, o grupo fica responsável por uma agenda semanal, toda terça-feira à tarde, com diversas atividades, sempre com uma temática diferente. O projeto disponibiliza orientações por meio de materiais informativos e rodas de conversas sobre a relevância das escolhas dos alimentos e os riscos do descontrole glicêmico. O formato busca ampliar o conhecimento sobre como a alimentação impacta diretamente tanto no aparecimento como no controle do diabetes.
Nos encontros, são promovidas dinâmicas para incentivar mudanças no estilo de vida, como um bingo da alimentação saudável, explicações sobre mitos e verdades alimentares, além de atividades para leitura de rótulos nutricionais, semáforo da alimentação ilustrando quais alimentos se enquadram como perigoso ou saudável para a saúde por meio das cores e conversas sobre os benefícios dos chás. Há também tarefas em que os pacientes montam sugestões de pratos saudáveis.
Cerca de 20 pessoas participam semanalmente, totalizando uma média de 80 por mês. A ação é direcionada a pessoas com pré-diabetes e diabetes que necessitam monitorar a doença. Durante as consultas de rotina, a equipe de saúde da família realiza uma avaliação e exames de sangue com avaliação do índice de hemoglobina glicada para as pessoas com indicação, de acordo com os protocolos. Com base na avaliação, aquelas com alterações nos níveis de glicemia ou fatores de risco são convidadas a integrar o Grupo Doce Encontro. Embora o projeto tenha como público-alvo todas as idades, a maioria dos participantes são idosos e mulheres.
Ao final das atividades, é aplicado um questionário de avaliação a fim de identificar pontos de melhoria, garantindo que o programa continue evoluindo. De acordo com Maurício Bonifácio, nutricionista responsável pela implementação do grupo na UBS Vila Prel, a participação das pessoas é constante e todos os grupos demonstram muito engajamento. “É perceptível como o projeto impacta positivamente a vida de todos os envolvidos. Além disso, os resultados são muito efetivos, o que faz valer muito a pena todo o esforço dedicado”.
Para além dos participantes dos grupos, a UBS Vila Prel monitora as pessoas com doenças crônicas – não só diabetes, como hipertensão, obesidade, problemas respiratórios, entre outros. A unidade foi inaugurada em 1986 e passou a ser administrada pelo Einstein em 2001. Atualmente, cerca de 26,7 mil pessoas da região Sul são acompanhadas pela UBS Vila Prel.