Projeto Brincando na Quadra reforma praça em Curitiba

Projeto Brincando na Quadra reforma praça em Curitiba

 

Localizada no bairro Tatuquara, a reforma do espaço é realizada junto com a empresa Peróxidos do Brasil

 

Oito em cada dez crianças e adolescentes não praticam atividades físicas suficientes, é o que aponta a Organização Mundial da Saúde. Na maioria dos casos, o número preocupante está atrelado à falta de incentivo, de profissional adequado para instrução e de condições propícias ao esporte. Preocupados com essa realidade, o projeto Brincando na Quadra e a Peróxidos do Brasil uniram-se para reformar a quadra da Praça Altair Rodrigues de Jesus, no bairro do Tatuquara, em Curitiba, e instalar uma quadra poliesportiva para a comunidade.

A novidade, prevista para inaugurar no final de janeiro, será a sexta quadra adotada pelo projeto Brincando na Quadra – que tem como propósito mapear e reformar quadras em comunidades carentes do Brasil, permitindo vivências esportivas para crianças e adolescentes. Antes, já haviam sido entregues quadras novas em Monte Santo, na Bahia; em São João da Boa Vista, no interior de São Paulo; em Catalão, em Goiás; em Montenegro, no Rio Grande do Sul; e no bairro de Capela do Socorro, na cidade de São Paulo, outra quadra está em reforma. Até o final de 2025, outras 14 quadras poliesportivas serão inauguradas por todo o país.

“Democratizar o acesso ao esporte, sobretudo, para crianças e adolescentes. É com essa premissa que surge o Projeto Brincando na Quadra, sob responsabilidade da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura. Até o fim de 2025, entregaremos 20 quadras poliesportivas em comunidades carentes por todo o Brasil. Para cada reforma contamos com o apoio de empresas preocupadas com o desenvolvimento das crianças e adolescentes brasileiras, como a Peróxidos do Brasil”, afirma Bruno Wellington, presidente da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura.

A Praça Altair Rodrigues de Jesus, que fica em Curitiba, irá beneficiar além das crianças e adolescentes da região, toda a comunidade. Mais do que um espaço adequado para a prática esportiva, a partir da segunda quinzena de janeiro quando retorna o ano letivo, 500 crianças e adolescentes participam de oficinas com professores especializados em basquete, futsal, handebol e vôlei para iniciação nas modalidades. Ao final do período, será realizado um torneio entre os participantes e o Brincando na Quadra e a Peróxidos do Brasil doarão os materiais utilizados nas oficinas para manter o incentivo à prática esportiva.

A Peróxidos do Brasil patrocina a reforma e futuras oficinas na quadra no bairro Tatuquara por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte do Governo Federal.

 

Início das obras

Com previsão de entrega para o final de janeiro, as obras iniciaram no mês de dezembro com a realização do contrapiso, tendo em vista que o espaço onde será instalada a quadra era um campo de terra.

A quadra será entregue com piso especial feito em plástico polipropileno copolimerizado, que evita poças na superfície de jogo e reduz em 50% a irradiação de calor. Além disso, conta com sistema de amortecimento do impacto 20% maior do que os pisos tradicionais, reduzindo os riscos de lesão por queda.

 

Serviço:

Reforma da Quadra – Projeto Brincando na Quadra Peróxidos do Brasil

Início: 09 de dezembro

Entrega: final de janeiro

Local: Praça Altair Rodrigues de Jesus

Endereço: R. Izabel Aguida de Jesus – Tatuquara, Curitiba – PR

 

 

SOBRE O BRINCANDO NA QUADRA

O projeto Brincando na Quadra nasceu em 2023 para oferecer mais acesso ao esporte por todo o país, já que mais da metade das crianças e adolescentes não possuem uma quadra para a prática de atividades físicas.

Criado pela Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, o projeto reforma espaços poliesportivos, possibilitando que comunidades carentes em todo o Brasil tenham vivências esportivas em estrutura adequada. Na sequência, o Brincando na Quadra proporciona a iniciação das crianças e adolescentes nas modalidades esportivas de basquete, futsal, handebol e vôlei por meio de oficinas esportivas, ministradas por profissionais qualificados, durante dois meses após a entrega da quadra reformada. Após o período, todo o material utilizado é doado à comunidade.

Com o mapeamento realizado junto à Prefeitura, comunidades ou associações, já foram realizadas a instalação de quadras poliesportivas em Monte Santo (BA), São João da Boa Vista (SP), Catalão (GO) e Montenegro (RS) beneficiando mais de duas mil crianças e adolescentes. Número que crescerá, tendo em vista que, até o final de 2025, serão 20 espaços entregues.

 

SOBRE A ASSOCIAÇÃO FÁBRICA DE SAÚDE, ESPORTE E CULTURA

Fundada em 2007, a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura é uma organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento e realização de projetos beneficentes e assistenciais voltados à inclusão e transformação social. Após realização de estudos sobre necessidades variadas das comunidades, a Associação desenvolve projetos nas áreas de saúde, esporte, cultura e assistência social, que já beneficiaram cerca de 210 mil pessoas pelo país. São alguns deles: Atletas do Judô, que oferece aulas gratuitas da modalidade para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos; Cantinho da Leitura, que reformula espaços públicos, criando ambientes acolhedores, lúdicos e bem estruturados; Pedala Tour, criado para incentivar a adoção de hábitos saudáveis e proporcionar momentos de lazer e união para a comunidade; Eco Fashion, que oferece capacitação profissional para pessoas com idade a partir de 16 anos, com o intuito de proporcionar novas possibilidades de geração de renda para cidadãos em situação de vulnerabilidade social, além de auxiliar entidades assistenciais de municípios brasileiros, entre muitos outros.

As ações da Fábrica nas diversas cidades do Brasil, oferece a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social condições dignas de vida e cidadania, seguindo as diretrizes dos Princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Saiba mais em https://fabrica.ong.br/

 

SOBRE PERÓXIDOS DO BRASIL

A Peróxidos do Brasil é uma joint venture do Grupo Solvay e a empresa Produtos Químicos Makay (PQM) para fabricação de peróxido de hidrogênio e outros produtos derivados, com aplicações em diversos mercados. A Peróxidos do Brasil possui maior planta para o mercado do mundo, estando a unidade localizada em Curitiba (PR), com capacidade de produção de 250 mil toneladas por ano. Detém ainda a exclusiva tecnologia myH2O2®, com unidade em Imperatriz, no estado do Maranhão (MA), dedicada ao fornecimento exclusivo para a Suzano Papel e Celulose. No Chile, no Parque Industrial de Coronel, está a primeira unidade de produção da Costa do Pacífico, com capacidade de 36 mil toneladas por ano. A Peróxidos do Brasil integra a unidade global de negócios Peroxides, do Grupo Solvay, que possui 19 plantas industriais na América do Norte, América do Sul, Europa, Oriente Médio, Ásia e Austrália.

Saiba mais em www.peroxidos.com.br

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *