Premiado em festivais como Berlim e Sundance, o indiano SEMPRE GAROTAS, de Shuchi Talati, chega ao Cine Matilha nessa quinta (08), que também exibe, no sábado, o média NÃO SOU EU, de Leos Carax, e o curta ALEGORIA URBANA, de Alice Rohrwacher e JR, que são exibidos em conjunto mesma sessão. Os ingresso são gratuitos.
SEMPRE GAROTAS acompanha a jornada de amadurecimento de Mira (Preeti Panigrahi), uma adolescente que vive numa escola interna no pé do Himalia. A chegada de um novo aluno, Sri (Kesav Binoy Kiron), transforma sua vida quando ela começa a ter sentimentos por ele. Não muito longe dali, vive a mãe da garota, Anila (Kani Kusruti), que também foi aluna do mesmo internato, e até hoje lida com questões do passado.
A diretora Talati vem ganhando considerável destaque na onda recente de diretoras indianas em ascensão. Indicado para o Film Independent Spirit Awards 2025, SEMPRE GAROTAS recebeu o Prêmio John Cassavetes, dado para o melhor filme de baixo orçamento do ano. A atriz Kani Kusruti recebeu também a indicação de Best Supporting Performance, pelo seu papel como Anila, a mãe da protagonista. A atriz se tornou conhecida recentemente por sua participação no elogiado ‘Tudo Que Imaginamos Como Luz’.
“Embora o filme tenha origem na década de 1990 na Índia e seja um observação atenta dos papéis de gênero, sexualidade e opressão do patriarcado, não estou interessado em fazer uma grande tese ou pregação sobre questões sociais. É muito importante para mim que Mira e Anila não estejam definidas por suas identidades como mulheres indianas. Eu quero permitir toda a sua humanidade: estar apaixonado, experimentar desilusão, inveja e tristeza, e representar apenas seus eus peculiares e singulares, não suas culturas completas. Porque é assim que suas histórias também serão universais – um luxo principalmente reservado para personagens de culturas dominantes”, comentou a cineasta sobre seu longa.
Já o média de Carax, de 42 minutos, combina biografia, ensaio e ficção para investigar sua relação com o cinema. Diretor de longas premiados como Holy Motors e Annette, que lhe rendeu prêmio de direção em Cannes 2021, o cineasta se vale da sua maneira incomum de filmar para se aprofundar em suas obsessões e desejos imagéticos.
Enquanto o curta ALEGORIA URBANA, de 21 minutos, reúne a cineasta italiana Alice Rohrwacher e o francês JR (que trabalhou com Agnès Varda em Visages, Villages) num curta que combina ficção e fantasia. O longa parte da ideia da Caverna de Platão, e a adapta a ideia à figura de um menino de 7 anos, o “prisioneiro que consegue se libertar da caverna”.
Sinopse
Sempre Garotas
Em um internato no Himalaia, a jovem Mira é exemplo de disciplina e responsabilidade. Porém seu mundo perfeito é abalado com a chegada de Sri, novo aluno da turma por quem se apaixona. Mas Sri também desperta o interesse da sua sogra, Anila, mãe jovem e extrovertida com quem Mira não consegue se entender.
CARTAZ
MATERIAIS
Não sou eu
Para uma exibição, que no fim nunca chegou a acontecer, o Museu Pompidou pediu a Leos Carax para responder, em imagens, à questão: Onde você está, Carax? O cineasta então mergulhou no próprio universo e percorreu os 40 anos de sua filmografia, visitando momentos decisivos da carreira, enquanto capturava a evolução política de cada tempo.
Alegoria Urbana
Na alegoria da caverna, Platão pergunta: O que aconteceria se um dos prisioneiros conseguisse libertar-se das correntes e escapar da caverna? E se esse prisioneiro fosse Jay, um menino de sete anos?
MATERIAL
TRAILER LEGENDADO
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