Prefeitura de Paulo Afonso economiza R$ 450 mil com digitalização

Prefeitura de Paulo Afonso economiza R$ 450 mil com digitalização


Município avança na conectividade entre gestão e população, oferecendo serviços digitais mais acessíveis, práticos e seguros
Com a implementação da plataforma SOGOV, a Prefeitura de Paulo Afonso (BA) deu um passo decisivo na modernização da gestão pública com foco na conectividade e no atendimento ao cidadão. O projeto “Papelzero”, iniciativa que visa eliminar o uso de papel nos serviços e processos internos, tornou a administração mais eficiente e próxima da população. Com serviços digitalizados e acessíveis, o município se consolida como referência em transformação digital no setor público.
Por meio da plataforma SOGOV, documentos passaram a ser gerados e assinados eletronicamente, fluxos internos foram digitalizados e os processos administrativos agora podem ser monitorados em tempo real. A solução foi escolhida pela praticidade e segurança, permitindo a migração eficiente sem perda de produtividade. A mudança já apresenta resultados expressivos, como a economia de aproximadamente R$ 450 mil com insumos de impressão e manutenção, somente nos primeiros meses de implementação.
“A digitalização dos processos permite que recursos sejam realocados para áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura. Isso traz para a população uma transparência real e facilidade de acesso aos serviços municipais, reduzindo a burocracia e melhorando o atendimento ao cidadão”, destaca Cleilson Gomes, secretário de Inovação de Paulo Afonso.
Para Mariana Camelo, coordenadora do Centro de Atendimento ao Cidadão, a transformação digital traz benefícios práticos ao dia a dia. “A ferramenta facilita o acesso a protocolos do conforto de casa. O morador não precisa vir até a prefeitura. Ele pode fazer tudo isso através do PA Digital e do SOGOV.”
Além da economia, o projeto reforça o compromisso com a sustentabilidade ao eliminar gradualmente o uso de papel e reduzir a emissão de resíduos sólidos.
Plataforma SOGOV
A plataforma SOGOV se destaca como solução inovadora e robusta para a gestão pública digital. Desenvolvida pela Sogo Tecnologia, ela foi projetada para atender às necessidades da administração pública moderna, eliminando processos burocráticos e antiquados, como o uso excessivo de papel. A flexibilidade do sistema permite sua adaptação às particularidades de cada município ou órgão, proporcionando maior controle sobre os fluxos administrativos. Além disso, sua integração com diferentes setores da gestão pública melhora a comunicação entre áreas e garante maior transparência nas ações governamentais.
O SOGOV tem se consolidado como ferramenta essencial para a implementação da transformação digital no setor público, tornando-se cada vez mais uma referência para governos que buscam soluções eficazes e sustentáveis.
Sobre o SOGOV
O SOGOV, desenvolvido pela Sogo Tecnologia, é uma plataforma completa que centraliza toda a rotina
administrativa do órgão em uma única plataforma com foco em inteligência, transparência e economia,
com todas as ferramentas necessárias para atender às demandas diárias. A solução chega para
digitalizar todos os processos físicos do setor público. Mais informações em: https://site.sogov.com.br/.

Share this post