Pomadas para pentear cabelos estão proibidas pela ANVISA
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, proibiu nesta sexta-feira, 10, a venda no país de todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos.
A medida abrange todas as pomadas que estiverem no comércio brasileiro, independentemente de sua origem. Ou seja, vale tanto para as fabricadas no Brasil quanto para as importadas. Os nomes das marcas não foi divulgado.
Segundo a Anvisa, a decisão é preventiva e temporária e foi adotada em razão do aumento do número de casos de “efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto” e ainda em investigação.
Muitas usuárias desses produtos têm procurado atendimentos de emergência com graves irritações nos olhos.
Segundo a agência, no momento, são realizados testes, provas e análises para apurar mais profundamente o caso. Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote pode ser comercializado e não deve ser usado por consumidores e profissionais de beleza.
Queixas dos usuários
- Cegueira temporária (perda temporária da visão);
- Forte ardência nos olhos;
- Lacrimejamento intenso;
- Coceira;
- Vermelhidão;
- Inchaço ocular; e
- Dor de cabeça
Segundo as informações passadas para a Anvisa, os eventos ocorreram, principalmente, com pessoas que tomaram banhos de mar, piscina, ou mesmo de chuva após terem feito uso dos produtos.
Antes de proibir a venda de todas as marcas, a Anvisa já tinha vetado a comercialização dos produtos de mais de 20 fabricantes.
Com o aumento dos casos de intoxicação, a agência resolveu, por precaução, estender a medida a todos os lotes de pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos.