Polícia Federal encontra documento de golpe do estado na casa do ex-Ministro de Bolsonaro
A Polícia Federal (PF) encontrou na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, uma minuta de um decreto para instaurar estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e mudar o resultado das eleições de 2022.
No Twitter, Torres se manifestou sobre a minuta. Ele disse que o documento citado foi vazado fora do contexto, a alimentar narrativas falaciosas contra ele.
A medida pode ser considerada inconstitucional. O documento encontrado pela PF cita o reestabelecimento imediato da lisura e correção da eleição de 2022.
O propósito do decreto seria interferir no Tribunal Superior Eleitoral para Bolsonaro se autodeclarar vencedor das eleições.
Renato Ribeiro de Almeida, coordenador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), afirmou ainda que o decreto, se publicado, seria “totalmente inconstitucional”.
“É golpe. Não existe uma previsão legal para isso. Não existe no estado democrático de direito. É um ato preparatório de crime. Se fosse colocado em prática, levaria à prisão de Anderson Torres e do próprio Jair Bolsonaro”, afirmou.