Plataforma de Artes Negras apresenta espetáculos gratuitos no Espaço Xisto
Assim como em outros espaços culturais de Salvador, a Plataforma Nacional de Artes Negras estará presente no Espaço Xisto, no bairro dos Barris, com dois espetáculos de dança. Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos nos dias das apresentações na bilheteria do teatro.
No dia 06 de dezembro, no Espaço Xisto Bahia, às 15 horas, os baianos Marcos Ferreira e Ruan Wills apresentarão o espetáculo “Dembwa”. Em Dembwa, os artistas investigam de forma multidirecional suas referências ao longo do tempo, convidando o público a revisitar memórias e reconhecer-se como ancestrais desse período.
Já no dia 07, às 19 horas, também no Espaço Xisto, será do espetáculo “Sobre Aquilo que Permanece”. Sob a direção do coreógrafo Gerson Moreno (CE), a obra celebra seus 50 anos através de uma performance solo que dança e desconstrói suas causas e teimosias, incorporando elementos de sua história e militância comunitária. Seus legados que nascem, permanecem e convergem no interior do Ceará, em Itapipoca, se entrelaçam a muitas outras histórias, gerando percursos coletivos e experiências singulares de coexistência.
Mas as atividades não se encerram aí. No dia 09 de dezembro, às 10horas no Espaço Xisto, o público terá a oportunidade de participar da “Prosa: o exercício da curadoria ou sobre inventar pontes”, apresentada pelo dramaturgo mineiro Anderson Feliciano.
A Plataforma Nacional de Artes Negras oferece uma oportunidade de mergulhar na riqueza da cultura negra por meio de uma semana repleta de oficinas, espetáculos, shows, intervenções e diálogos enriquecedores. Idealizado pelo artista baiano Brunno de Jesus e produzido pelo Oyó Núcleo de Artes, o evento visa ampliar a cadeia produtiva de arte, destacando artistas negros emergentes não apenas da Bahia, mas de outros estados do Brasil.
Este projeto foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia e conta com o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa).
Deixe um comentário