Pilotos não pediram MayDay, segundo gravações da Caixa Preta do Vôo da Voepass

Pilotos não pediram MayDay, segundo gravações da Caixa Preta do Vôo da Voepass

 

 

 

 

A caixa-preta do avião ATR-72 que caiu em Vinhedo (SP) na última sexta-feira, 8, capturou diálogos críticos momentos antes da queda. Não houve pedido de MayDay, socorro para a torre de comando. O copiloto falou sobre “dar potência” à aeronave, numa tentativa de estabilizá-la, enquanto gritos ecoavam na cabine. As informações foram obtidas pelo programa ‘Jornal Nacional’, da TV Globo, e indicam que os esforços da tripulação não foram suficientes para evitar a tragédia, que resultou na morte dos 62 ocupantes da aeronave , operada pela Voepass , incluindo quatro tripulantes.

 

Caixa preta captou sons da cabine de comando

 

Pilotavam o avião o piloto Danillo Romano e o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva. Há um mês, o comandante abriu um relatório sobre um incidente com fogo no motor de uma aeronave da companhia.

De acordo com a transcrição de cerca de duas horas de gravação, feita pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva percebeu a perda de sustentação e tentou reagir, sugerindo o aumento de potência. No entanto, a aeronave perdeu altitude de forma repentina, e cerca de um minuto se passou entre a percepção do problema e o impacto no solo. A gravação termina com gritos e o estrondo da colisão.

 

Avião da Voepass caiu em Vinhedo — Foto: Reprodução/g1

Embora a caixa-preta revele as tentativas de estabilização do avião, a análise do áudio não oferece uma explicação conclusiva para o acidente. Especialistas levantaram a hipótese de formação de gelo nas asas, que poderia ter causado a perda de estabilidade, mas essa teoria ainda não foi confirmada.

Análise em andamento

Os investigadores estão analisando mais dados das caixas-pretas, e o relatório preliminar deve ser concluído em 30 dias, trazendo novas informações sobre o que teria levado à queda do ATR-72.

 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *