Pets são família: Natal brasileiro ganha nova cara com ceias multiespécie

Pets são família: Natal brasileiro ganha nova cara com ceias multiespécie

 

De acordo com um estudo do time de CRM&Insights da BRF, a personalização das ceias está em alta, refletindo a inclusão dos pets na festa 

 

Veja dicas de como montar uma ceia saborosa para toda a família

 

São Paulo, dezembro de 2024 – A celebração natalina tem ganhado novos contornos nos lares brasileiros, onde cada vez mais os pets são considerados parte essencial da família. Segundo estudo do time de CRM&Insights da BRF, que mapeou X (Twitter), Facebook, Instagram, Pinterest e veículos de notícia entre 2021 e 2023, há uma tendência crescente de personalização das ceias. Cada vez mais, os brasileiros estão adaptando suas mesas para incluir todos os gostos e preferências dos familiares — e em muitos lares, essa celebração não estaria completa sem a presença dos pets, frequentemente considerados como membros essenciais da família.

A pesquisa “Radar Pet”, conduzida pela Comissão de Animais de Companhia do Sindan (Comac), ressalta que o vínculo entre tutores e animais está mais forte do que nunca. Para 32% dos entrevistados, os pets ocupam um lugar emocional significativo, sendo tratados como filhos. Esse dado se reflete nas festividades de fim de ano, onde o bem-estar dos animais também é uma prioridade. Muitos tutores adaptam o ambiente e a rotina de suas casas para garantir que os pets se sintam confortáveis e seguros durante a celebração, minimizando estresses como barulhos excessivos e movimentação intensa.

 

Cerca de 72% dos brasileiros ainda preferem a ceia tradicional, segundo o estudo do time de CRM&Insights da BRF, mas o levantamento aponta um crescimento nas adaptações para incluir todos os gostos, especialmente quando se trata de atender às preferências de cada familiar — incluindo os pets. Para tutores que enxergam os animais de estimação como parte essencial da família, essa inclusão se traduz em uma busca por alternativas seguras e agradáveis para que os companheiros de quatro patas também possam celebrar junto com os demais.

 

Enquanto a ceia para uma pessoa é tendência para quem prefere celebrar o Natal sozinho, aqueles que compartilham a mesa com seus pets encontram formas de integrá-los nas festividades. Esse novo contexto destaca um Brasil que se adapta e valoriza tanto a tradição quanto o afeto e o cuidado com todos os integrantes da família — humanos ou de quatro patas.

 

Como montar uma ceia para o seu pet

 

“As marcas da BRF são sinônimos do Natal brasileiro há gerações e isso só é possível porque estamos no cotidiano das pessoas, ouvindo seus interesses e necessidades, trazendo inovações relevantes para elas. E, claro, que isso se reflete também nas nossas marcas para pets. Uma das tendências deste mercado é a gourmetização dos alimentos. GranPlus, que é uma das nossas marcas Premium Especial, oferece um dos cardápios mais diversificados em sabor do mercado e pode atender bem os tutores que queiram fazer uma ceia especial para seu cão ou gato”, contextualiza Denis Nakashima, Head de Marketing da BRF Pet.

 

Segundo Mayara Andrade, médica-veterinária da BRF Pet, há opções de alimentos comerciais e seguros para eles que podem fazer parte desse dia especial – como alimentos secos e úmidos no sabor Peru e Ovelha, por exemplo. “Podemos compor também a ‘ceia pet’ com opções caseiras que não ofereçam riscos por intoxicação, para trazer diversidade de texturas e sabores para eles. Entre os alimentos que normalmente consumimos na nossa ceia natalina, e que são bem-vindos para eles, estão os vegetais cozidos e frutas, com algumas exceções como uva, uva-passa, além do chocolate e nutts em geral, que podem ser tóxicos para eles, assim como os temperos caseiros, como cebola e alho”, completa Mayara.

 

Quem pretende proporcionar um momento ainda mais especial para os pets também pode preparar receitas utilizando a própria ração seca junto com a úmida, que são nutritivas e saborosas. Um exemplo é o “cake pop”. “Basta triturar a ração seca e misturar com o alimento úmido que o pet mais gosta, pode ser sachê ou patê. GranPlus tem diversas opções de sabores, por exemplo. Em seguida o tutor deve moldar em bolinhas e inserir um palito, para que fique no formato de um pirulito. Caso necessário, deixe uns minutos no freezer para firmar. O tutor ainda pode polvilhar mais ração seca triturada para finalizar e é só servir para o pet”, explica Mayara.

 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *