Pesquisa Serasa mostra que brasileiros estão mais preocupados com a felicidade
O levantamento feito pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, avaliou como está a vida financeira dos brasileiros, após dois anos de pandemia. As preocupações econômicas aumentaram em relação ao ano passado e revelam relação direta com reflexos psicológicos. Hoje, a prioridade do brasileiro é a felicidade. Antes da pandemia, 32% dos entrevistados responderam que esta era uma preocupação, agora, o percentual subiu para 38%.
“O cenário demonstra que o brasileiro ainda enxerga uma luz no fim do túnel. Embora esteja imerso em preocupações financeiras, deposita esperança de que a vida melhore. Este sentimento pode nortear buscas por melhores retornos”, explica o psiquiatra.
Sentimentos que refletem na mudança no comportamento de consumo de lazer. Entre os 2.032 ouvidos, 58% declaram gastar menos, ou até mesmo nada (31%) em shoppings, bares, restaurantes e viagens.
O corte mais expressivo foi de idas aos shoppings. Antes da pandemia, o hábito era comum entre 50% dos ouvidos, e agora, apenas para 27%. Bares e restaurantes também perderam clientes. Antes, 47% faziam uso regular dos espaços, e agora, o número caiu para 28%. Os brasileiros também estão fazendo menos as malas, a compra de viagens que era habitual para 46% dos ouvidos, caiu para 28%.
Para o psiquiatra Ilton Castro, o brasileiro precisa equilibrar as necessidades financeiras aos anseios de bem-estar.
Ilton Castro é formado pela Faculdade de Medicina do Vale do Aço (MG). Cursou psiquiatria no Hospital Naval Marcílio Dias. Tem especialização em idosos e medicina do sono. Atua em Macaé, Rio das Ostras e todo o Brasil por atendimento online.
Deixe um comentário