Pesquisa inédita da Talento Incluir, Instituto Locomotiva, Pacto Global e iO Diversidade revela: “O capacitismo ainda é a maior barreira para inclusão no mercado de trabalho”
9 em cada 10 profissionais com deficiência ou neurodivergentes já passaram por situações de capacitismo no trabalho, segundo a pesquisa “Radar da Inclusão: mapeando a empregabilidade de Pessoas com Deficiência”, que traz dados inéditos sobre inclusão no mercado de trabalho
São Paulo, 13 de dezembro de 2024 – No mês em que se celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12) a pesquisa “Radar da Inclusão: mapeando a empregabilidade de Pessoas com Deficiência” realizada em parceria da Talento Incluir, Instituto Locomotiva, Pacto Global e a iO Diversidade, revela dados exclusivos sobre a empregabilidade das pessoas com deficiência e neurodivergentes: 9 em cada 10 pessoas entrevistadas que estão ativamente na força de trabalho já enfrentaram situações de capacitismo no ambiente profissional. Entre os principais relatos:
- 75% ouviram comentários capacitistas;
- 64% sofreram preconceito, discriminação ou capacitismo de um superior;
- 62% sofreram preconceito, discriminação ou capacitismo por parte de colegas de equipe;
- 54% sofreram preconceito, discriminação ou capacitismo de um (a) colega de outra área
- 51% foram desqualificados (as);
- 49% deixaram de ser promovidos;
- 34% sofreram preconceito, discriminação ou capacitismo de cliente, fornecedor e/ou parceiros.
A maioria dos profissionais que responderam à pesquisa e enfrentaram situações de capacitismo no ambiente de trabalho (84%) estavam empregados em uma empresa no momento do ocorrido. No entanto, apenas 35% dessas pessoas relataram o episódio à empresa, e, entre aqueles que o fizeram, 4 em cada 10 afirmaram não se sentir respeitados ou acolhidos.
Entre as que não relataram à empresa (65%), os principais motivos foram: medo de demissão ou retaliação (38%); por acreditar que não iria dar em nada (29%).
Além disso, a pesquisa revela que 8 em cada 10 entrevistados já se sentiram prejudicados no mercado de trabalho por ser uma pessoa com deficiência e/ou neurodivergente.
Embora a maioria dos respondentes na força de trabalho (76%) afirmem que ser uma pessoa com deficiência e/ou neurodivergente não interfere ou até contribui positivamente para a execução do trabalho, 6 em cada 10 reconhecem que essa condição pode impactar negativamente as chances de ter um bom emprego.
A pesquisa “Radar da Inclusão: mapeando a empregabilidade de Pessoas com Deficiência” foi realizada em nível nacional, no período de 20/10 a 3/11 deste ano e ouviu 1.230 pessoas com 18 anos ou mais, que se declararam com deficiência ou neurodivergência.
As respostas apuradas na pesquisa têm como meta ajudar na construção e promoção de políticas públicas e privadas, identificação de barreiras que atrapalham a inclusão, criação de um ambiente de trabalho mais justo e abrir oportunidades para profissionais com deficiência.
Os dados apurados pela pesquisa indicam que a inserção de pessoas com deficiência e/ou neurodivergentes no mercado de trabalho ainda enfrenta muitos desafios. Os avanços só serão possíveis a partir da ampliação da representatividade por parte das empresas, tanto no cumprimento da lei, quanto na criação de metas relacionadas ao acolhimento e inclusão.
Ao decidir pelo não cumprimento da Lei de Cotas, e considerar no orçamento anual o valor da multa, a empresa impacta negativamente a sua imagem de marca empregadora, por exemplo. Em contrapartida algumas empresas aproveitam o impulso da legislação e passam a contribuir com a mudança desse cenário, investindo no desenvolvimento das pessoas, em programas de aceleração de carreira, realização de ações de letramento contínuo e inclusão da perspectiva desse grupo social no compliance das empresas.
Sobre a Talento Incluir
A Talento Incluir – primeira empresa do Grupo Talento, já inseriu no mercado de trabalho mais de 9 mil pessoas com deficiência, com atuação pioneira em Consultoria, Letramento, Empregabilidade e Capacitação das pessoas com deficiência. É a única empresa do mercado a ter acessibilidade da logomarca à estratégia. Fundada em 2008, busca apoiar o desenvolvimento de carreira destes profissionais para que a inclusão aconteça de maneira produtiva, gerando impactos positivos na vida destas pessoas e na sociedade. Em toda a sua trajetória, aplicou Programas de Inclusão 360º para formar e fortalecer a cultura de inclusão em mais de 400 empresas de diversos setores em todo Brasil, como Mercado Livre, Syngenta, Gol, Carrefour, Grupo Boticário, Raia Drogasil, Bradesco, Tereos, PwC PricewaterhouseCoopers, GRU Airport, AccorHotels, Avanade, WhirlPool (Consul e Brastemp) entre outras. Para mais informações, acesse: Talento Incluir (site)
Sobre o Instituto Locomotiva
O Instituto Locomotiva trabalha para mostrar que existem pessoas e histórias por trás de cada número. Olhamos a fundo para a população que vive, consome e sonha no Brasil, para que nossos números tenham história e identidade. Com isso, transformamos resultados de pesquisas em conhecimento e estratégia, ampliando as possibilidades de empresas, instituições e organizações, contribuindo para a construção de identidade entre elas e seus públicos e gerando indicadores capazes de fomentar o debate público. Nosso trabalho é sermos porta-vozes da população e um farol para os dados que realmente importam.
Sobre a iO Diversidade:
Conectamos propósito, inteligência de mercado e estratégia para criar soluções em diversidade, equidade e inclusão (DE&I) para empresas e organizações.
Fazemos porque acreditamos, e agimos para transformar. Mitigamos riscos e potencializamos oportunidades em três pilares estratégicos: Gente e cultura; Marketing e produto, e Relações institucionais.
Sobre o Pacto Global da ONU
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Tem mais de 20 mil participantes distribuídos em 62 redes que cobrem 77 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Há ainda 5 Hubs em diferentes regiões do mundo e mais 14 gerentes regionais responsáveis pelo processo de implementação em mais 20 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org
O Pacto Global da ONU – Rede Brasil foi criado em 2003 e, hoje, é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 2 mil participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalonubr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br
Deixe um comentário