Período 08 de 2023 apresenta segundo pior desempenho do ano nas vendas em volume

Período 08 de 2023 apresenta segundo pior desempenho do ano nas vendas em volume

 

Mesmo com as diversas ações promocionais de varejistas, o desempenho do período 08 de 2023* ficou significativamente abaixo dos números do período 08 de 2022, como mostra o 8º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2023, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL). Os 3,91 milhões de livros comercializados ficaram distantes dos 4,36 milhões de livros vendidos no 08T2022, apresentando uma queda de 10,13%. No faturamento não foi diferente, os R$181,56 milhões não foram suficientes para passar a marca de R$184,07 milhões deixadas no ano anterior, registrando uma variação negativa de 1,36%.

Dante Cid, presidente do SNEL, destaca: “o período equivalente do ano passado foi um ponto fora da curva, com crescimento de 10% em volume em meio a meses seguidos de queda. Assim, esta brusca queda de 10% neste período de 2023 pode ser vista como uma continuidade da tendência geral deste ano, que é de relativa queda em volume, enquanto o faturamento cresce muito próximo à taxa de inflação”.

A performance negativa do setor afetou também o desempenho acumulado do ano de 2023, colaborando com o declínio no volume e no faturamento. Do início do ano até 13 de agosto de 2023** o setor livreiro registra o movimento de 33,98 milhões de livros, quando em 2022 o setor marcava a venda de 35,34 milhões de livros, uma queda de 3,85%. O faturamento ainda apresenta uma variação positiva de 1,87%, porém o declínio é visível. O acumulado de 2023 alcança R$1,56 bilhão contra R$1,53 bilhão em 2022.

“Os resultados de faturamento só não foram tão ruins quanto as vendas em volume porque o preço médio do livro subiu consideravelmente. Entre os 5 mil títulos mais vendidos, o preço médio aumentou significativos 6,52%. O número impressiona até mesmo quando olhamos que a inflação acumulada de 12 meses foi de 3,99%. Parte desse aumento tem a ver com o ajuste de preço de capa, mas também deve se considerar que entre esses mais vendidos o desconto deste período foi 2,12 p.p. menor que o período anterior”, comenta Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book do Brasil.

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

*T. Mercado – Período 08: 2022 (18/07 a 14/08/2022) x 2023 (17/07 a 13/08/2023)

**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK32: 2022 (03/01 a 14/08/2022) x 2023 (02/01 a 13/08/2023)
***Os números não estão descontando a inflação do período

Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

SOBRE O SNEL

Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site.

SOBRE A NIELSEN

A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite o site.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *