Pela primeira vez no Brasil, embaixador do tema da felicidade bruta chega para disseminar o tema nas empresas e governos
O ex-primeiro-ministro do Butão, Tshering Tobgay, uma das maiores sumidades globais no tema da “felicidade bruta”, conceito que avalia indicadores como bem-estar psicológico, uso do tempo e saúde, desembarcou, pela primeira vez no Brasil, esta semana. O político terá uma agenda intensa durante sua visita, incluindo palestras e participação em encontros em universidades e fóruns públicos e privados. Ele está visitando o País a convite da Gerdau, a maior empresa brasileira produtora de aço.
Em 1972, o Butão instituiu como política pública o conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB), o qual também foi adotado por outros países e se tornou um indicador acompanhado pela ONU, despertando o interesse de diversas empresas ao redor do mundo, que criaram departamentos dedicados à felicidade de seus colaboradores. Tshering Tobgay é um político, ambientalista e defensor da cultura butanesa que ocupou o cargo de primeiro-ministro do Butão de julho de 2013 a agosto de 2018. É o líder do Partido Democrático Popular e, também, foi chefe da oposição na Assembleia Nacional de março de 2008 a abril de 2013. Tobgay desempenhou um papel fundamental como primeiro-ministro, liderando a transição para uma democracia parlamentar.
Para o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, a visita de Tshering Tobgay ao Brasil é uma oportunidade enriquecedora para lideranças, executivos, colaboradores e colaboradoras das empresas debaterem insights sobre cultura organizacional e o papel das lideranças na promoção da saúde mental das pessoas em suas organizações. “Em junho, pude visitar o Butão com um grupo de executivos para conhecer o sistema de felicidade bruta e pude entender, a partir de rodas de conversa e experiências proporcionadas pelo Tobgay como a criação de uma cultura de felicidade e pertencimento gera um ambiente adequado para a inovação florescer dentro das instituições. Trazermos um dos maiores embaixadores desse tema para o Brasil aprofundar esses conceitos é uma experiência e oportunidade únicas de reflexão e aprendizagem”, finaliza.
Sobre a Gerdau
Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).
Deixe um comentário